O presidente da Aciub, Fábio Túlio Felippe, participou na noite da última quinta-feira (02/05), do lançamento do Programa de Eficiência Hídrica (PEFIH). Esta iniciativa, fruto da colaboração entre FIEMG, Aciub por meio do programa Al-Invest Verde, Sebrae, e Senai Uberlândia, marca uma nova fase na busca pela sustentabilidade ambiental em Uberlândia. Com o apoio do Sindtur, Abrasel Triângulo Mineiro, Ministério Público de Minas Gerais, Sindipan e DMAE, o PEFIH visa atender 50 micro e pequenas empresas em 2024, dobrando o alcance do ano anterior.
Fábio Túlio demonstrou confiança ao falar sobre a importância de programas como esse para a preservação do meio ambiente, e destacou o impacto positivo que o PEFIH pode representar de imediato tanto para a natureza, quanto para os empreendedores. “Somos mais de 8 bilhões de pessoas no planeta, com um poder de consumir os recursos como nunca antes. Mas por isso temos que ter consciência de como consumir esses recursos, saber dar retorno para o planeta. É importante economizar recursos, e se você cuida melhor do planeta, você gasta menos, e isso nós vamos tratar muito nesse programa. Então ele tem tudo a ver com a iniciativa do Al-Invest Verde, que nós da Aciub desenvolvemos um projeto”, completou.
O Presidente da FIEMG Regional Vale do Paranaíba, José Alves, enfatizou o apoio aos empresários locais, ressaltando a importância da regularização ambiental para todas as empresas. “Esse projeto é parte de um processo antigo, em que as pequenas empresas, principalmente, recebem ajuda para manter seu processo produtivo dentro da legalidade. Elas têm que se adequar às novas legislações ambientais, e para isso precisam de apoio”, afirmou. O painel sobre Eficiência Hídrica contou com a participação do analista de negócios do SEBRAE MG, Eduardo Ramos, o gerente do SENAI Uberlândia, Rogério Franco, o gerente de operações de tratamento do DMAE, Marcelo Costa, e o presidente da Abrasel no Triângulo Mineiro e empreendedor, Fábio Bertolucci.
A Aciub, por meio do programa Al-Invest Verde, está comprometida com o sucesso do PFIH, por enxergar o programa como uma iniciativa inovadora e ambientalmente responsável, que promete ser um marco na promoção da eficiência hídrica e no desenvolvimento sustentável da região. No ano passado, 25 empresas já foram impactadas positivamente pela iniciativa e a iniciativa é aumentar este impacto ainda mais este ano.
Para participar do PEFIH, as empresas precisam se cadastrar através do formulário elaborado pela equipe do SENAI Uberlândia, destacando o compromisso com a redução do impacto ambiental dos efluentes não domésticos na região. Serão selecionadas empresas dos setores de Comércio e Serviço, que terão a oportunidade de trabalhar na melhoria ambiental dos empreendimentos, sendo que o valor que seria gasto pelas empresas para participar do programa será totalmente custeado.