Prefeitura lança novo portal para otimizar serviços à comunidade

A Prefeitura de Uberlândia, por meio da empresa pública Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub) lançou o mais novo canal digital – o Portal Cidadão. A recém desenvolvida plataforma virtual vai disponibilizar em uma única ferramenta vários serviços à população, como o Programa de Refinanciamento Municipal Refim “Zero Tudo”, lançado no último dia 10 de agosto pelo prefeito Odelmo Leão.

O programa integra o pacote tributário que visa fomentar a cidadania fiscal, bem como o desenvolvimento da cidade. O Refim “Zero Tudo” tem o objetivo de regularizar os créditos definidos no projeto protestados ou não, com cobranças ajuizadas ou não, com possibilidade de descontos nos juros e na multa moratória dos créditos vencidos até 31 de dezembro de 2022 e parcelamento.  A estimativa é negociar 692 mil em dívidas contraídas entre 2013 e 2022 e aproximadamente 310 mil do período até 2012.

“O Portal Cidadão é a transparência que a sociedade exige nos dias atuais. Por isso, em nosso governo, sempre buscamos oferecer os melhores serviços ao povo de Uberlândia. Hoje estamos disponibilizando mais um canal digital para facilitar o cotidiano da população com o lançamento do Portal Cidadão, que vai agregar os serviços das secretarias em apenas um local. O serviço público tem que entender que o mundo evolui a cada segundo e é necessário se adequar à modernidade com celeridade. Enquanto estivermos à frente da Prefeitura de Uberlândia vamos modernizá-la o máximo possível. Com mais este canal, estreitaremos o relacionamento que existe entre o governo e a população”, destacou o prefeito Odelmo Leão.

Mais segurança e agilidade para o usuário

Com o advento da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei n° 13.709/2018, promulgada para proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e a livre formação da personalidade de cada indivíduo, a nova plataforma virtual da Prefeitura de Uberlândia foi desenvolvida para dar mais segurança e praticidade ao usuário no que diz respeito aos mais variados serviços oferecidos pela administração pública municipal. O novo canal está hospedado em www.uberlandia.mg.gov.br e pode ser acessado na página inicial pelo banner Portal Cidadão. O endereço direto para ferramenta é https://cidadao.uberlandia.mg.gov.br/.

Ao acessar a página, o usuário vai precisar criar uma conta no login gov.br, que foi desenvolvido pelo Governo Federal. Em seguida, no primeiro acesso, deverá ser feita a atualização dos dados com e-mail, endereço e o número do telefone celular, por exemplo. Após as devidas confirmações, será liberado o acesso a mais de 30 serviços oferecidos no Portal Cidadão, que contempla secretarias e autarquias.

Na aba da secretaria municipal de Educação, o internauta poderá acompanhar frequência, aproveitamento e a emissão de atestado de escolaridade do dependente matriculado na rede municipal de educação. Já o ícone da secretaria municipal de Saúde traz ao usuário a opção de verificar agendamento de consultas, vacinas já aplicadas e os imunizantes ainda pendentes. Pelo mesmo atalho, é possível realizar agendamento com o Médico Virtual escolhendo a melhor data e horário para atendimento, bem como os medicamentos disponíveis na rede com o nome da unidade de saúde mais a localização georreferenciada.

Pela plataforma virtual, os aplicativos inerentes aos serviços disponibilizados pela Prefeitura também podem ser baixados, como Udi Sem Dengue, Educa Udi, Salve Maria, Mãe Uberlândia e Saúde Mais Uberlândia.

Confira mais algumas ações que podem ser executadas:

Em tempo real

– Por meio do ClimaUdi, o internauta poderá acompanhar o clima na cidade de forma instantânea pela integração das 72 unidades meteorológicas espalhadas nas cinco regiões do município. Mensurado de 15 em 15 minutos, é possível checar temperatura, umidade relativa do ar e probabilidade de chuva (medição em milímetros), bem como o status em cada setor por meio do mapa virtual. Em outro ícone, o usuário poderá monitorar também em tempo real o caminhão da coleta de lixo por bairro. Através do mapa virtual, o cidadão conseguirá ver por onde o veículo passou na última 1 hora. Há, ainda, como conferir a localização dentro do itinerário de cada caminhão da empresa prestadora de serviços.

Meus Débitos

– Apresentação dos débitos do cidadão junto ao município com opções para emissão de 2ª via e negociação de débitos.

Agendar Atendimento

– Serviço para agendamento de atendimento online para as Secretarias de Finanças, Desenvolvimento Social e Seplan (sendo possível acompanhar todos os protocolos abertos, como alvará de funcionamento, por exemplo).

Protocolo Online

– Disponibiliza uma consulta para acompanhamento dos protocolos abertos pelo cidadão.

– Link para aplicação de abertura de novo protocolo.

– Apresenta link ao Fale Com o Governo pelo qual o cidadão poderá abrir um registro de solicitação para diversos assuntos e, também, poderá consultar o andamento dos registros abertos.

IPTU

– Emissão de 2ª via do boleto IPTU e emissão de certidão de acordo com o imóvel selecionado.

Dmae

– Serviço para emissão de 2ª via da tarifa de água e esgoto e taxa de lixo;

– Solicitação de religação de água;

– Emissão de certidão de débitos do imóvel;

– Emissão de 2ª via da declaração de quitação;

– Emissão de histórico de consumo de água;

– Troca de titularidade para inquilinos;

– Emissão e Declaração sobre imóveis com serviço de saneamento suspenso ou com baixa de pena e débitos vinculados;

Desenvolvimento Social

– Links para vagas de emprego (Sine e Kit Alimentação).

Settran

– Link para consulta de veículos autorizados para o transporte escolar;

– Link para cadastro de cartão de vaga especial de estacionamento;

– Link do Detran-MG para consulta de infrações.

Certidões

– Emissão e consulta de autenticidade de certidões.

Créditos: portal Prefeitura de Uberlândia