Notícias Empreender

Pesquisa traça perfil inicial das empresas do Empreender Competitivo

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), em parceria com o Sebrae, envolveu os empresários do Empreender Competitivo em uma pesquisa com o intuito de traçar o perfil das empresas contempladas pelo programa. A partir do levantamento, será possível estabelecer uma comparação e mensurar os resultados obtidos ao final do projeto, tendo como parâmetro os indicadores iniciais das empresas.

Participaram da pesquisa, que envolvia perguntas abertas e fechadas, 719 empresas dos estados de Pernambuco, Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e do Distrito Federal.

Veja os resultados da pesquisa que avalia o estado inicial das empresas participantes do Empreender Competitivo: https://bit.ly/2V984nr

Destaques

Um dos aspectos avaliados na pesquisa foi o grau de satisfação geral dos empresários com o programa Empreender. Separado por segmento empresarial, o levantamento aponta que os setores mais satisfeitos com o projeto são o de Automecânicas, de Bares, Restaurantes e Lanchonetes, de Tecnologia e Inovação e de Confecções.

Outro ponto destacado na pesquisa foi a avaliação do índice de competitividade das empresas segundo o Modelo de Excelência e Gestão (MEG), adotado pelo Sebrae. Segundo o método, os índices gerais mais elevados foram encontrados nos estados de MT (75,38%) e SP (73,19%).

O psicólogo do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Ciências Cognitivas (IBNEURO) e condutor da Pesquisa do Empreender Competitivo, Fernando Miranda, explica que o MEG é um bom ponto de partida para avaliar a efetividade das estratégias das empresas e melhorar sua gestão: “A existência desse sistema de indicadores de desempenho permitirá uma análise mais profunda e abrangente sobre a efetividade do projeto e de seus resultados”.

Fonte: Joana de Albuquerque – Assessoria de Comunicação dos programas AL-Invest 5.0 e Empreender