Em mais um encontro online para discutir e entender as iniciativas governamentais que apoiam e incentivam a classe do empresariado, a Aciub recebeu em sua reunião semanal na segunda (21/06), o Prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, e a secretária de Agronegócio, Economia e Inovação, Thalita Costa Jorge.
O Presidente da Aciub, Paulo Romes Junqueira, iniciou a reunião reforçando a importância da vacinação contra a Covid-19 e também a logística adotada pela Prefeitura no processo para vacinar a população, que segundo Odelmo Leão, já atingiu o índice de cerca de 31%.
O Prefeito de Uberlândia primeiramente reforçou a necessidade de se unir, cada dia mais, a produção primária com a economia, destacando a necessidade de uma comunicação aberta e próxima entre esses dois setores. Após a abertura feita por Odelmo Leão, Thalita Costa explicou sobre ações da Prefeitura que foram e estão sendo tomadas para atingir o objetivo mencionado por Leão.
Thalita explica que a própria Secretaria de Agronegócio, Economia e Inovação, criada em 2020, foi uma iniciativa para aproximar os dois setores, assim como ações que são comandadas pela repartição e que apoiaram empresas e comunidade. Um dos assuntos abordados foi o início da fase de testagem do uso de basalto em culturas de milho e manga, um trabalho pioneiro que busca utilizar os resultados deste experimento como validação das recomendações agronômicas. “Nós temos um propósito que é posicionar a secretaria como uma facilitadora no processo de desenvolvimento econômico de Uberlândia”, explica Thalita. Sobre o projeto de pó de basalto, o prefeito de Uberlândia destacou que a iniciativa será um diferencial para o empreendedor agro e população. “Os estudos já estão comprovando que reduzimos em torno de 30% os custos das lavouras e será menos inseticida agrícola, isso significa o que o mundo quer”, pontuou Odelmo Leão.
Além disso, a secretária compartilhou a parceria com a empresa pública Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub), para desenvolver tecnologias que irão ajudar no controle e gestão da situação de empreendimentos na cidade. Thalita também reforçou que a proximidade da secretaria com a Aciub e outras instituições é de extrema importância pois “todas as nossas ações só fazem sentido se elas estiverem amparadas nas necessidades da sociedade”, pontua.