O que são rotinas financeiras e como elas ajudam  o seu negócio

O que você vai conferir neste conteúdo?

• O que são rotinas financeiras?
  • Como elas podem ajudar o desempenho do seu negócio?
  • Rotinas para você adotar na sua empresa

Rotinas financeiras: o que são e para o que servem

Quando falamos sobre o sucesso e a criação de empresas duradouras, que estão no mercado há anos, um fator decisivo é o planejamento. Uma pesquisa do SEBRAE, por exemplo, mostrou que 29% dos microempreendedores fecharam as portas em menos de cinco anos por falta de planejamento. E neste sentido, a organização e as rotinas financeiras são fundamentais para evitar que isso aconteça.

Mas, afinal, o que são rotinas financeiras e como elas podem ajudar no desempenho de qualquer empresa? Seja ela micro ou pequena, seja ela média ou grande. De forma geral, elas envolvem desde o planejamento financeiro até questões específicas, como cálculo de folha de pagamento e contas a pagar.

São ações que visam o gerenciamento total das atividades financeiras da empresa, a fim de manter o controle, a transparência e o equilíbrio da empresa. Podem ser adotadas diferentes práticas para cada cenário, sendo que é preciso entender qual o segmento do empreendimento, a rotina, os custos e diversos outros fatores e então definir uma rotina financeira.

Como ter rotinas financeiras vai te ajudar no desempenho do seu negócio

Essas rotinas irão ajudar o desempenho da sua empresa, pois irão proporcionar uma visão clara e precisa da saúde financeira do seu negócio. Assim, ao implementar práticas consistentes de gestão financeira, como o acompanhamento regular de receitas, despesas e fluxo de caixa, você tomará decisões com base em mais informações e estratégias, potencializando o desempenho da empresa.

Além disso, ao estabelecer metas financeiras e monitorar seu progresso, é possível identificar áreas de melhoria e oportunidades de crescimento, garantindo uma gestão financeira mais eficaz e sustentável para o sucesso a longo prazo da empresa.

Rotinas financeiras para você adotar na sua empresa

Como mencionamos anteriormente, é interessante entender o cenário de cada empreendimento para estabelecer uma rotina financeira. Entretanto, elencamos abaixo algumas dicas de práticas que podem ser adotadas de forma ‘geral’ e irão ajudar a potencializar o desempenho do negócio. Confira!

Fluxo de caixa

Primeiramente, é importante destacar que essa é, provavelmente, uma das rotinas financeiras mais conhecidas, mas de extrema importância para qualquer empreendimento. Isso porque você empreendedor, ou a pessoa responsável pelo setor financeiro da sua empresa, precisa ter o monitoramento das entradas e saídas de dinheiro, seja diário, quinzenal, mensal ou em outro período determinado.

Além disso, para um fluxo de caixa positivo é de extrema relevância ter o registro de transações como pagamentos de clientes e fornecedores, despesas e investimentos. Essa rotina irá te permitir planejar as atividades financeiras e organizar futuros investimentos.

Gestão de contas e pagamentos

É necessário ter um calendário para gerenciar o pagamento de todas as despesas, e também garantir o recebimento das contas a receber. Assim, você terá a visão geral de quais dias é necessário realizar um pagamento, para qual empresa ou prestador, o valor, informações bancárias e mais. E também terá a noção contrária, de quando algum recebimento deve ser feito, quem é o pagador, valor e outros.

Tendo este controle, você evita multas por atraso de pagamentos, problemas com fornecedores e com clientes.

Gestão de impostos

Por fim, essa é uma outra rotina financeira importante para evitar multas e irregularidades, e consequentemente manter as finanças e o desempenho dos negócios positivos.

Mas, para além disso, essa rotina – se feita de forma estratégica – é capaz ainda de entender como reduzir a carga tributária da empresa dentro das normas, permitindo economia nos gastos.