Notícias, Notícias Empreender

Núcleo de artesanato da Aciub realiza oficina de confecção de bonecas

A cultura brasileira é rica em diversidade e histórias, com muitas músicas, pinturas, artesanatos e mais. Entre essas riquezas, estão as chamadas bonecas Abayomi, que foram criadas na década de 80, são tradicionalmente feitas de tecido negro, e até hoje encontradas em lojas de artesanato. Para ensinar o processo de confecção dessas bonecas, o Núcleo Arte das Mãos, do Programa Empreender da Aciub, realiza no dia 04 de outubro, às 10h, o Curso Boneca Abayomi. O encontro acontece na sede da Aciub, e os ingressos limitados e destinados às participantes do Núcleo já podem ser adquiridos no aciub.com.br/inscricoes

O objetivo do momento é evidenciar a memória e identidade popular do povo brasileiro, valorizando a diversidade cultural do Brasil, ensinando um dos objetos que marcou uma geração e é cheio de história.

Feitas sem costura alguma, apenas com nós ou tranças, as bonecas Abayomi não possuem demarcação de olho, nariz, e boca, isso para abarcar as múltiplas etnias africanas. A artesã e educadora Waldilena Martins, conhecida como Lena Martins, liderou a confecção das bonecas no Brasil no final dos anos 1980. As peças ficaram tão conhecidas que em 1988 foi criada a Cooperativa Abayomi, uma plataforma de reconhecimento da identidade afro-brasileira.

No dia do evento, quem irá ensinar as técnicas e processos de confecção é a artesã Fátima Delfino, que esteve envolvida no projeto social Janela da Arte, e também a frente do projeto social de artesanato para adolescentes da ICASU.

Continue lendo