Desembargadora derruba liminar que impedia privatização da BR-365 entre Patrocínio e Uberlândia

Na terça-feira, 27 de setembro, a desembargadora federal Mônica Sifuentes derrubou a liminar que impedia a privatização da BR 365 entre Patrocínio e Uberlândia. Segundo ela, o processo de concessão trará benefícios para a sociedade como geração de empregos e melhores de condições de trafegabilidade e segurança.

Inicialmente, o processo feito pelo Governo de Minas tinha sido suspenso pela 2ª Vara da Justiça Federal de Uberlândia, mas a concessão do trecho entre Uberlândia e Patrocínio foi liberada na terça-feira pela desembargadora.

De acordo com o governo do Estado, a previsão é de um investimento de R$2,49 bilhões, gerando impactos econômicos e sociais diversos de toda a região, arrecadação de impostos na casa dos R$260 milhões sobre produtos e serviços. Além disso, alguns outros números também foram divulgados, é esperado um aumento de receita de ISS para os municípios do entorno, em relação às novas oportunidades de emprego, cerca de 46.873 vagas devem ser criadas, sendo 10.290 diretas, ao longo dos 30 anos de concessão.

Vale ressaltar que a decisão do Tribunal Regional Federal cabe recurso e que ainda não há previsão de datas par ao início das obras, que deverão incluir duas praças de pedágio, sendo uma em Uberlândia e outra em Patrocínio.

Aciub atuou como mediadora em busca de solução para o impasse em relação à concessão da BR-365; entenda

No dia 30 de maio de 2022, a Aciub promoveu uma reunião com a participação online do secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Scharlack Marcato e com a presença do procurador Dr. Cléber Eustáquio Neves, do Ministério Público Federal (MPF) em Uberlândia. Esse foi o primeiro passo para buscar uma reunião com a participação online do secretário e com a presença do procurador Dr. Cléber Eustáquio Neves, do Ministério Público Federal (MPF) em Uberlândia.

Depois, outros  dois encontros foram realizados para alcançar uma solução que beneficiasse principalmente a sociedade. Um no dia 1º de junho, em Belo Horizonte, e outra no dia 10 de junho da Associação Comercial.