Novos recursos do Pronampe são liberados. Saiba como aderir

A partir desta segunda-feira (05) serão disponibilizados novos recursos via Pronampe para as micro e pequenas empresas. A previsão do Ministério da Economia é que sejam aportados até R$ 25 bilhões em empréstimos, por meio das instituições financeiras. O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG, que possui parceria com a Aciub, oferece estes recursos e alerta que, assim como na liberação anterior, os recursos podem não durar por muito tempo. Empresários interessados nesta linha de crédito podem procurar a Aciub, por meio do telefone (34) 99965-4216, com a Clara, ou enviar e-mail com a sua dúvida para: proe@aciub.com.br para obter mais informações e apoio junto ao BDMG.

Em relação à última concessão deste crédito, a principal mudança é que os juros ficarão mais altos, saltando da taxa anual de 1,25% mais a Selic (atualmente em 3,5%) para até 6% mais a Selic ao ano. Outra mudança nesta nova versão do programa, é que a porcentagem de crédito garantida pelo governo caiu de até 85% para 20%. Com isso, o governo espera que os bancos elevem em até cinco vezes os recursos aportados.

Outra diferencial desta versão é a reserva de 20% dos recursos para o setor de eventos, que ainda não conseguiu retomar as atividades por conta da pandemia. Em relação às empresas que tomaram empréstimos via Pronampe no ano passado, elas poderão pedir a prorrogação das parcelas por mais 12 meses, passando de 36 meses para 48 meses.

A Receita Federal enviará, a partir desta segunda, comunicados para as 4,5 milhões de empresas que terão direito ao Pronampe. Estas empresas serão informadas sobre a receita bruta de 2019 e 2020 e um código (hash code) usado para avaliação junto às instituições financeiras participantes do Pronampe. A receita bruta é utilizada para determinar quais empresas têm direito e qual valor poderá ser emprestado.

Para saber sobre a receita bruta anual, confira a matéria Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) podem acessar informaçoes sobre a receita bruta para pleitearem acesso ao Pronampe publicada pela Receita Federal.

Este programa também é operado por outras instituições financeiras, e para saber mais basta procurar aquelas que a empresa já tem relacionamento, ou pesquisar quais instituições estão operando o programa.

Clique aqui para acessar o “Perguntas e Respostas” sobre o Pronampe, produzido pela RFB.

Clique na imagem e acesse o “Perguntas e Respostas” sobre o Pronampe