A Aciub, por meio de seu presidente Paulo Romes Junqueira, diretoria e associados, lamenta profundamente o falecimento do Dr. Zaire Rezende, que foi prefeito de Uberlândia por duas vezes (1983 a 1988 e 2001 a 2004) além de deputado federal em três legislaturas (1991 a 2000). Dr. Zaire faleceu na manhã de hoje, no UMC, onde estava internado.
No relacionamento com a Aciub, Zaire Rezende construiu uma história de parceria efetiva, sempre atento às ações e iniciativas da entidade, apoiando como prefeito e como deputado. Por diversas vezes participou de projetos e ajudou a fortalecer o nome da Aciub, assim como o empreendedorismo local.
Nascido em Uberlândia, em 1931, Zaire Rezende formou-se em medicina pela Faculdade Nacional de Medicina, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1955. Logo depois mudou para o litoral paulista, onde entrou para a política ao se filiar à Arena, elegendo-se vereador em São Sebastião, em 1968 com reeleição em 1972. Em 1976 ingressou no MDB, onde permaneceu sem trocar de partido.
Em 1982, após retornar à Uberlândia, Zaire foi eleito prefeito com mandato até 1988, e em 1990 foi eleito como deputado federal, se destacando como o candidato mais votado do Triângulo Mineiro. Em 2000, deixou a Câmara Federal após ser eleito para mais um mandato como prefeito de Uberlândia, não tendo êxito na reeleição em 2004. Em 2006 foi candidato a vice-governador na chapa de Nilmário Miranda (PT).
No campo da medicina, foi diretor do Hospital Santa Clara em Uberlândia, além de diretor do Hospital das Clínicas de São Sebastião (SP), chefe de plantão na Maternidade da Escola de Medicina da UFRJ e médico pré-natalista na Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Zaire também atuou na área acadêmica, como professor na Faculdade Sul Fluminense em Vassouras (RJ) e na Faculdade de Medicina de Taubaté (SP).