Ministro da Infraestrutura entrega obras do aeroporto e trincheira

Na manhã desta segunda-feira (25/10) foi entregue o novo terminal de passageiros do aeroporto de Uberlândia, que passa a ter a capacidade mais do que dobrada, e a trincheira do Bairro Taiman, na Zona Oeste de Uberlândia, por onde cruza a BR-365.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, participou dos eventos com o prefeito Odelmo Leão, deputados, vereadores e outras autoridades. O presidente da Aciub, Paulo Romes Junqueira, e a ex-presidente Rosalina Vilela, também participaram.

Terminal de passageiros do aeroporto

A capacidade de recebimento de passageiros do aeroporto saltou de 1,7 milhão para 3,9 milhões por ano, sendo que a nova área de embarque é quatro vezes maior que a antiga, e a de desembarque tem o dobro de tamanho. Além disso, a fachada e o segundo pavimento foram reformados, sendo que este piso superior ainda não foi liberado, pois está em finalização, e quando entregue receberá mais uma área comercial, o setor administrativo e mirante aberto ao público.

Para esta obra no terminal, iniciada em março de 2020, foram investidos R$ 29,75 milhões, com recursos oriundos do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac), com viabilização do Ministério da Infraestrutura e Infraero.

O aeroporto de Uberlândia faz parte do pacote da sétima rodada de concessão de terminais, junto com outros 16 terminais nas regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste do país. Estes terminais respondem pelo processamento de 39,2 milhões de embarques e desembarques de passageiros e 26% dos passageiros que pagaram passagens no mercado de transporte aéreo brasileiro em 2019.

Neste bloco estão os aeroportos Santos Dumont e Jacarepaguá, no Rio de Janeiro; Montes Claros e Uberaba, em Minas Gerais; além de Congonhas e Campo de Marte, em São Paulo. O leilão está programado para ocorrer no primeiro semestre de 2022.

Trincheira na BR-365

No período da tarde aconteceu a entrega da trincheira do Bairro Taiman, na Zona Oeste de Uberlândia, por onde cruza a BR-365, que contou com R$ 29,7 milhões de investimentos por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Esta obra foi anunciada em 2012, mas no mesmo ano foi paralisada, com algumas retomadas em anos seguintes. Em julho de 2019 houve o último reinício que levou à esta entrega.

A trincheira possui pistas duplicadas em desnível com dois viadutos destinados a passagem de pedestres, sendo que o local ainda está em obras para conclusão das alças de veículos e ainda haverá uma passarela que, segundo o ministro, será construída sobre a rodovia federal entre os bairros Taiaman e Dona Zulmira.

Durante a inauguração, o ministro da Infraestrutura disse que está previsto a construção de outra trincheira na rodovia, no cruzamento com a Avenida Marcos de Freitas Costa, no Trevo Osvaldo de Oliveira, e que a empresa responsável já foi contratada, com recursos previstos para o orçamento do próximo ano.