
Na tarde desta sexta-feira (17), o Ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira participou do Conexão MME, que aconteceu no auditório da Aciub e reuniu prefeitos, parlamentares, empresários do setor produtivo e lideranças regionais, com o objetivo de apresentar as políticas públicas e programas estruturantes do MME voltados para a transição energética e o fortalecimento da cadeia de biocombustíveis no país. O ministro, acompanhado do Prefeito Paulo Sérgio, foi recebido pelo vice-presidente da Aciub, Sérgio Tannús.
Em seu discurso, Sérgio Tannús, destacou a importância de receber o ministro na casa do empreendedor. “É com grande honra que recebemos hoje, aqui na Aciub, este evento do Ministério de Minas e Energia: o Conexões MME. Ministro Alexandre Silveira, agradecemos profundamente a sua presença e, mais que isso, parabenizamos o senhor, e todo o time do ministério, pelo trabalho realizado em prol da energia no Brasil, que é um setor essencial para o desenvolvimento econômico e social do nosso país. Aqui na Aciub, nós acreditamos no poder das conexões, que geram negócios, fortalecem ideias e aceleram soluções. E é isso que estamos vivendo hoje, por meio desta conexão do Ministério de Minas e Energia, com os empresários e as lideranças locais”, declarou o vice-presidente.
Durante o evento, foi assinado protocolo de intenções com a prefeitura de Uberlândia para a instalação do primeiro posto de abastecimento de biometano de Minas Gerais. Nesta sexta-feira (17/10), foi inaugurada em Tupaciguara a primeira planta de biometano de Minas Gerais, da ZEG Biogás, com investimentos de R$ 70 milhões.
Silveira destacou a importância da Lei do Combustível do Futuro, que estimula a pesquisa e o desenvolvimento de novas rotas tecnológicas, como o biometano, o diesel verde, o Combustível Sustentável de Aviação (SAF). O ministro ressaltou a importância do Triângulo Mineiro na produção de biocombustíveis para o Brasil.
“O Combustível do Futuro representa o compromisso do governo do presidente Lula com a sustentabilidade, a inovação e a geração de oportunidades. O Triângulo Mineiro tem vocação natural para contribuir e muito com a transição energética, e é com orgulho que trago a Uberlândia as ações e políticas do Ministério de Minas e Energia que estão transformando o Brasil em uma referência mundial em biocombustíveis. Com essa inauguração da primeira planta de biometano de Minas Gerais, estamos colocando nosso estado na rota do biometano e do desenvolvimento do Brasil”, concluiu o ministro.