O primeiro semestre de 2021 foi positivo para as indústrias e comércios que realizam exportações em Uberlândia. Segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, a cidade registrou um superávit de U$361,57 milhões no primeiro semestre deste ano. O destaque foi para as exportações, que cresceram 8,3% em relação ao mesmo período de 2020, nesse cenário apenas a soja foi responsável por 78% das vendas para o exterior.
Outros dados também foram divulgados pelo Ministério, apontando que outros países compraram U$506,55 milhões em produtos na cidade entre janeiro e junho de 2021, mesmo período em que as importações somaram U$144,99 milhões. As marcas garantiram à Uberlândia, o 9º lugar no Ranking de Exportações do Estado. O avanço da vacinação e a retomada ao “normal” podem ser os principais motivos para essa alta nos números, que refletem positivamente na economia da região com mais geração de renda e postos de trabalho.
A soja, incluindo a triturada, foi um destaque segundo dados do Ministério, sendo responsável por 78% das exportações para países como Argélia, Índia, Paraguai, Colômbia, Bangladesh, Espanha, China e outros, que também são parceiros em relação à compra de outros produtos produzidos no município, como o tabaco e couros preparados e o óleo de soja.