Notícias

Evento da Aciub apresentou estratégias de Design Thinking na prática

A Aciub realizou na última terça-feira (12/09), o evento “Inovação na Prática: aprenda como as grandes empresas inovam utilizando o design thinking”, que contou com a participação dos palestrantes Leandro Nazareth e Flávio Augusto, do Brain Innovation. No evento, os participantes puderam conhecer melhor estratégias do design thinking, um conjunto de métodos e ferramentas que combina empatia, criatividade e racionalidade para atender as necessidades dos usuários. 

Os participantes foram recebidos pelo diretor da Aciub e presidente da FADE, Robson Xavier, que ressaltou a importância do associativismo e da inovação para a atual gestão da Aciub. “A Aciub agora tem um braço de inovação, que é o Aciub Inovação, e está investindo em melhorar o ambiente de empreendedorismo em Uberlândia através de novos processos, produtos, e de formas de pensar as nossas empresas, como é o caso do design thinking. E é ciente da importância desse movimento, que a FADE também está se empenhando em ajudar nisso”, ele disse. 

Em seguida, o Head de Inovação do Brain, Leandro Nazareth, falou um pouco sobre a história do Brain e como a empresa surgiu da vontade do Grupo Algar de colocar o Brasil na vanguarda da inovação mundial. Ele conta que “com esse sentimento, há seis anos, a nova empresa do Grupo surgiu, chamada Brain, que junta as palavras Brasil e Innovation, para dar essa ideia de cérebro. Hoje já temos filiais em São Paulo, Recife e, mais recentemente, Portugal”, afirmou. Ele também disse que o método design thinking busca simplificar ideias complexas, para que elas possam ser melhor compreendidas e realizadas com sucesso.

O especialista em marketing e inovação do Brain, Flávio Augusto, comandou uma dinâmica em grupos com os participantes para ensinar na prática o método. A atividade teve várias rodadas, que buscaram exercitar as capacidades de empatia, definição e ideação dos participantes. O palestrante comparou o mercado atual à ideia de mundo líquido de Zygmunt Bauman, onde nada é feito para durar. “Nesse mundo líquido nada é sólido, as coisas não duram para sempre. Isso é um problema porque antigamente você montava um negócio, aprendia como ganhar dinheiro com ele, e depois ia administrando. Hoje em dia pode surgir uma startup do nada, com um método inovador, e dominar tudo em questão de poucos meses. Por isso as empresas têm que saber se reorganizar rapidamente, e métodos como design thinking podem ajudar nisso”, afirmou. 

Confira o que os participantes acharam do evento:

Após a dinâmica, o consultor empresarial José Paulino, diretor do instituto PS Marketing, compartilhou sua opinião sobre a dinâmica: “Fiquei muito feliz de poder participar. O design thinking é uma metodologia consagrada, que surgiu nos anos 90, evoluiu e hoje é muito difundida. E o pessoal do Brain é muito generoso em vir compartilhar conosco seus conhecimentos e vivências. E torço para que eles propaguem isso no mercado, porque realmente é muito útil”, afirmou.

Continue lendo