ESG e a felicidade dos colaboradores : uma combinação vencedora

Um estudo recente realizado pela startup Humanizadas demonstrou o impacto das práticas ESG (Ambientais, Sociais e de Governança) nas empresas, revelando um resultado impressionante: 85% dos colaboradores de organizações classificadas como sustentáveis afirmaram estar felizes em suas posições de trabalho e recomendariam seus empregos. Essa pesquisa, conduzida entre 2020 e 2022, ouviu mais de 30 mil pessoas, desde líderes a colaboradores e acionistas do mercado financeiro.

Um dos grandes problemas enfrentados pelas empresas é a insatisfação dos colaboradores, que pode gerar ambientes de trabalho ruins, além de desmotivação, baixa nos níveis produtivos e uma alta taxa de rotatividade, que pode causar prejuízos. Por isso o ESG surge como uma forma de resolver isso, investindo em questões mais amplas que podem evitar que situações como essas aconteçam.

Nos últimos anos, a adoção de práticas sustentáveis e a ênfase em questões ESG tornaram-se uma parte fundamental da estratégia de negócios para muitas empresas, na tentativa de contornar tais problemas. Portanto, para uma compreensão completa e eficaz das iniciativas ESG, é crucial destacar a influência direta que essas práticas têm na empresa como um todo, e especialmente no ambiente de trabalho, gerando o resultado apontado pela pesquisa da startup Humanizadas. Confira um pouco os impactos de cada pilar ESG e como ele influencia diretamente o bem-estar dos colaboradores

Meio Ambiente: A dimensão “Ambiental” do ESG envolve a redução da pegada de carbono e a conservação de recursos naturais. Ao investir em tecnologias limpas e adotar políticas de sustentabilidade, as empresas não apenas atendem a preocupações ambientais, mas também promovem um ambiente de trabalho mais saudável. Isso pode incluir a melhoria da qualidade do ar e a redução de resíduos tóxicos, o que beneficia diretamente a saúde e o bem-estar dos funcionários.

Responsabilidade Social: O “Social” no ESG se concentra em como uma empresa se relaciona com sua comunidade, funcionários e clientes. Empresas que adotam práticas de responsabilidade social corporativa (RSC) criam um ambiente de trabalho inclusivo, diversificado e ético. Essa abordagem não apenas promove a satisfação dos funcionários, mas também aumenta a produtividade e a retenção de talentos.

Governança Corporativa: A dimensão “Governança” do ESG aborda a maneira como uma empresa é administrada, incluindo transparência, ética e prestação de contas. Uma governança sólida resulta em uma cultura de confiança e respeito no ambiente de trabalho. Os funcionários se sentem mais valorizados quando a liderança é transparente e ética, o que, por sua vez, promove a qualidade nas relações de trabalho.

Além de atender aos critérios ESG, a qualidade no ambiente de trabalho é um objetivo em si. Empresas que investem no bem-estar dos funcionários colhem benefícios como maior produtividade, menor rotatividade e uma reputação positiva no mercado. Isso também é fundamental para atrair talentos e reter profissionais qualificados. A interseção entre ESG e qualidade no ambiente de trabalho é clara. Ao adotar práticas sustentáveis e socialmente responsáveis, as empresas podem criar um ambiente de trabalho mais saudável, ético e produtivo. Investir em ESG não é apenas uma decisão financeira sábia, mas também uma estratégia para fortalecer a cultura corporativa e o sucesso a longo prazo.