Empresa também pode deduzir valores do plano de saúde no IR?

A empresa também pode deduzir os valores gastos com plano de saúde no Imposto de Renda?

Sim, é possível declarar o plano de saúde corporativo no Imposto de Renda das pessoas físicas, assim como das jurídicas, o que depende de algumas regras, e que ninguém melhor que um contador para dar as orientações.

Entre os custos que podem ser deduzidos no IRPJ das empresas, estão as despesas de saúde, independentemente do tamanho da organização ou da quantidade de funcionários. Assim, os valores gastos com o plano de saúde podem ser abatidos nos rendimentos, o que pode possibilitar que a empresa tenha uma margem de contribuição menor, de forma totalmente legal.

Vale ressaltar que as empresas devem declarar apenas a parte do plano arcado por elas, sendo que nos casos em que os colaboradores pagam parte da mensalidade, eles devem usar este valor para dedução no Imposto de Renda Pessoa Física. Em resumo, a empresa declara o valor pago por ela e o colaborador pode optar por declarar o valor custeado por ele, seguindo as informações do Informe de Rendimentos recebido da empresa, a quem cabe informar qualquer valor descontado do colaborador, como mensalidade, percentual da mensalidade e coparticipação.

Para esclarecer dúvidas, procure seu contador e entenda como usar as deduções corretas no Imposto de Renda!