Na última segunda-feira,11 de setembro, a diretoria da Aciub recebeu autoridades das polícias Civil e Militar de Uberlândia para debater assuntos relacionados à segurança no município. Estiveram presentes o Delegado da Polícia Civil em Uberlândia, Marcos Tadeu, e o Comandante da 9ª Região de Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel Fernando Reis. A reunião foi conduzida pelo vice-presidente Sérgio Tannus, e também contou com a participação da ex-presidente Rosalina Vilela.
O evento foi pautado por temas importantes relacionados à segurança pública, índices de delitos na cidade, o trabalho de combate ao crime da Polícia Militar, e a atuação estratégica da Polícia Civil na região. A reunião teve como objetivo principal promover um diálogo construtivo entre o setor empresarial e as forças de segurança pública, visando a promoção de um ambiente mais seguro para a comunidade local e o fortalecimento da parceria entre essas entidades.
Durante a reunião, o Coronel Fernando Reis compartilhou algumas estratégias de policiamento e ações da Polícia Militar para o controle e redução da criminalidade na região. Ele enfatizou a importância da integração entre as forças de segurança e a comunidade para alcançar resultados efetivos na área de segurança pública. “Fazendo uma projeção, para esse ano nós temos uma redução significativa no número de crimes violentos, e posso afirmar para vocês que é o menor número desde a criação da nossa região (9ªRPM)”, destacou.
Já o Delegado Marcos Tadeu apresentou dados atualizados sobre a criminalidade na cidade de Uberlândia, destacando os esforços da Polícia Civil para combater crimes e melhorar a eficiência na investigação de casos. Ele ressaltou a importância da colaboração entre a sociedade civil e as autoridades policiais na prevenção e solução de delitos.
Os membros da diretoria da ACIUB destacaram o compromisso da associação em apoiar iniciativas que promovam a segurança e o desenvolvimento econômico da cidade, assim como reforçaram o desejo de manter um canal de comunicação aberto com as autoridades da segurança pública.
Uberlândia é destaque nacional em segurança pública
Uberlândia é a cidade mais segura do País entre os municípios com 500 mil a 1 milhão de habitantes. Os dados foram apresentados pelo Delegado Marcos Tadeu, a partir de informações apontadas pelo anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil, elaborado a partir de dados do IBGE e Ministério da Saúde.
Ocupando a primeira posição, a cidade apresenta uma taxa de homicídios de apenas 6,9 pessoas para cada 100 mil habitantes.