Aciub Jovem, Notícias

Desafio de criar solução educacional foi apresentada no Aciub Jovem

Um case de sucesso sobre a criação de uma ferramenta educacional com foco na formação de professores foi destaque na reunião mensal do Aciub Jovem, realizado em 5 de fevereiro na Aciub. Com sala cheia, os participantes conheceram um pouco da experiência do empreendedor Pablo Sales, fundador da Kanttum.

Integrante da rede de Empreendedores da Endeavor e Fundação Lemann, onde foi eleito em 2015 um dos seis empreendedores mais inovadores em educação no Brasil, Pablo Sales participa também dos programas de mentoria Scale Up Transforma e StartEd. Em sua trajetória profissional, ainda atuou como diretor comercial da Samba Tech, startup que desenvolveu plataforma de vídeos online líder na América Latina e também como diretor Comercial da Starline Tecnologia, startup que oferece soluções tecnológicas para avaliação de alunos.

Na apresentação, Pablo destacou os desafios de criar uma solução para o mercado educacional, ressaltando que no início ofereceu a ferramenta a diversas escolas, mas nenhuma aderiu. Sem desistir, foi entender o que acontecia até que em uma visita a uma escola em SP encontrou um diretor que gostou do que viu, mas apontou várias questões que seriam problemáticas, e para as quais ainda não haviam respostas. Na conversa com este diretor, o empreendedor entendeu melhor o mercado e a necessidade de se capacitar sobre o setor, o que consegui por meio da e Fundação Lemann.

A importância da capacitação foi o grande destaque na trajetória apresentada. “O que mudou a vida foi um projeto em 2016, quando ainda não sabíamos o que estávamos fazendo com a educação e formar professor. Definimos por não sair doido querendo vender. Buscamos uma parceria com a Stanford University em que adquirimos conhecimentos pedagógicos investir na formação de professores”, destacou o fundador da Kanttum.

Na palestra também foram apresentadas estratégias de venda e a defesa de que o essencial para um negócio é conhecer o mercado. Atualmente a Kanttum atua com 15 grupos educacionais, 600 escolas e 25 mil professores, tendo como tese principal de que todos precisamos de um mentor. O trabalho de formação de professores é com objetivo de construir sonhos em cima de três pilares: engajamento de mercado, impacto na educação com melhoria da qualidade e sustentabilidade.

Antes de responder às perguntas dos participantes, o empreendedor disse que toda semana conversa com alguém que está no meu mercado ou aprendendo, para aprender um pouco mais. “É essencial aprender com pessoas que já fizeram e buscar programas de mentoria e networking. É assim que eu trabalho”, concluiu Pablo Sales.

O Aciub Jovem conta com o apoio do Programa AL-Invest 5.0 – que é um dos programas regionais de cooperação econômica mais importantes da Comissão Europeia, da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Empresarial (FADE).