Cosag realiza workshop sobre o papel dos poderes no Brasil

Para debater sobre o papel dos poderes no Brasil e a prerrogativa de cada um deles dentro da estrutura do governo, o Conselho Superior do Agronegócio (Cosag), da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), promoveu um workshop, na última segunda-feira (6), na sede da Federação. O Brasil possui três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, cada um atua em determinada área, com funções específicas.

O Vice-presidente da Aciub Sérgio Tannus, e o jurista Ives Gandra Martins

Um dos palestrantes do workshop foi o jurista Ives Gandra Martins, que é conselheiro do Conselho Superior de Estudos Avançados (Consea) da Fiesp. Na oportunidade o jurista falou sobre a importância do equilíbrio entre os três poderes para a manutenção da democracia e chamou a atenção para o compromisso do Congresso Nacional em zelar pela competência normativa da Constituição perante todos os Poderes.

O encontro também teve como palestrante o superintendente-executivo do Instituto FHC, Sergio Fausto, que falou sobre o papel do STF na Constituição e do déficit de credibilidade no regime democrático brasileiro hoje como não se observou nos últimos 30 anos.

A Aciub é representada no Cosag pelo vice-presidente, Sérgio Tannus. O Cosag é um órgão técnico estratégico da Fiesp, coordenado pelo Instituto Roberto Simonsen (IRS), que tem por objetivo debater, realizar estudos e propor políticas na área do agronegócio, promovendo permanente interação das entidades ligadas ao tema.

O Cosag propõe estudos e atividades compatíveis com as finalidades da Fiesp, mesmo quando ultrapassam o âmbito da atividade industrial, atuando como painel de ideias para apreciação da conjuntura atual.  Além disso, analisa a repercussão das iniciativas e posições da Fiesp, contribuindo para o diálogo permanente com os demais segmentos da classe empresarial e da sociedade em geral.