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Confira os principais insights sobre employer branding que foram compartilhados no evento do Aciub Jovem 

O Employer Branding – em tradução, marca do empregador –  é um conceito decisivo para se pensar a imagem de uma empresa no mercado. Diferente da reputação corporativa da marca, que representa a proposta de valor oferecida para os clientes, a arca do empregador mostra a imagem do negócio e sua reputação como um local para trabalhar, ou seja, sua proposta de valor para os funcionários.

Considerar o employer branding é mais do que importante, isso porque  os funcionários são a linha de frente na hora de apresentar a imagem da empresa para os clientes e o mercado de forma geral. Então, colaboradores que acreditam nos propósitos do local onde trabalham são fundamentais para que a marca possa se consolidar e transmitir confiança. 

Para falar sobre employer branding, o Aciub Jovem  Aciub recebeu no seu tradicional Café com Insights da última quarta (20), as especialistas Larissa Mendes e Kelly Barra, da Employer Branding Experience, que comandaram um bate-papo sobre o assunto junto aos participantes. 

Kelly Barra falou um pouco sobre construção de marca e a importância dessa tarefa. “A construção da marca do empregador passa por uma série de fatores que envolvem desde o marketing digital, uma cultura organizacional forte, um clima organizacional positivo, a implementação de uma política de benefícios, facilidade ao buscar ou compartilhar feedback, transparência, diversidade e inclusão, promover bons líderes, dentre várias outras coisas”, apontou. É importante que tudo isso seja levado em consideração, pois são fatores que influenciam em como os colaboradores se sentem trabalhando na empresa e, consequentemente, como ela é vista pelo mercado. 

Ter uma marca forte e consolidada no mercado é uma das maiores preocupações de quem quer empreender. E isso foi um dos pontos abordados pela Larissa Mendes. “Como ter uma marca forte no mercado? Essa é uma pergunta que, se pararmos para pensar, é uma das primeiras coisas que discutimos ao começar a empreender: qual será o nome da minha empresa? Como será a minha marca? A minha logo? Qual a persona que quero atingir? Esse é nosso primeiro objetivo, definir como queremos que o mercado nos veja”, instigou. 

Para ela, o objetivo de toda marca termina sendo se tornar o que conhecemos, em inglês, como “top of mind”. Ou seja, aquela marca que é sempre a primeira a vir à mente quando imaginamos um determinado produto ou serviço, e termina se tornando um sinônimo daquilo no imaginário popular. Para isso, o employer branding é essencial, como é o caso do Google, por exemplo, que já é sinônimo de um ambiente mais livre e descontraído para se trabalhar, modelo que é almejado por muitos colaboradores e já serviu de inspiração para diversas outras empresas. 

O empreendedor Franco Carbonera, que participou pela primeira vez de uma atividade na Aciub, compartilhou sua experiência sobre a palestra: “Achei muito interessante, primeiramente por poder me conectar com outras pessoas, empresários de pequeno porte assim como eu, buscando colocação e novas oportunidades no mercado. O tema da palestra, em específico, employer branding é algo que abre a nossa mente sobre assuntos que talvez ainda não façam parte da nossa realidade, mas que com certeza farão parte amanhã”, afirmou.;

Investir em estratégias de valorização do ambiente de trabalho é uma forma não só de conquistar espaço no mercado e clientes, mas também de desenvolver e segurar talentos que podem ser essenciais para o desenvolvimento do seu negócio. Por isso, pense em como está a imagem da sua marca empregadora atualmente, e quais iniciativas podem ser tomadas para que ela melhore ainda mais.

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