Inovação não é só para as grandes empresas! Para mostrar isso, na manhã da última segunda (01/08) a Aciub Jovem e o Aciub Inovação, com apoio do Al-Invest Verde realizaram um evento voltado para micro e pequenas empresas, trazendo a palestra “Inovação para micro e pequenas empresas: O que vem por aí?”. Os palestrantes convidados, Leandro Nazareth e Lucas Visibelli, ambos do Brain Innovation, compartilharam insights valiosos sobre estratégias inovadoras para impulsionar o crescimento dos negócios em um cenário competitivo e fugindo do habitual.
Durante a palestra, os convidados enfatizaram que “Inovação é gente”, reforçando que, para promover a inovação dentro das micro e pequenas empresas, é fundamental envolver toda a equipe. Eles destacaram a importância de criar um ambiente de trabalho que encoraje a criatividade, o compartilhamento de ideias e a experimentação. Além disso, ressaltaram que a inovação não se restringe apenas a grandes investimentos em tecnologia, mas também pode ser alcançada por meio de mudanças culturais e comportamentais.
Confira alguns insights dos palestrantes:
Mudar um processo, tornando-o mais eficiente, ou saber testar a sua ideia antes de jogá-la para o mercado já é inovação! “É sobre isso que viemos falar. Temos essa expectativa de criar coisas novas a partir de métodos ágeis. Não quer dizer que vamos fazer as coisas mais rápido, mas sim que vamos conseguir testar as ideias primeiro, fazendo o processo ser bem mais eficiente”, afirmou Leandro.
Em seguida, Lucas Visibelli complementou falando sobre os objetivos e motivos para se implantar um modelo de testagem rápida nas empresas de menor porte. “Estar um passo à frente, para cada uma das nossas empresas é surpreender o cliente e trazer experiências únicas. Trabalhamos a questão de comunidade, de ouvir o cliente, de testar o produto com o cliente e solucionar as dores dele, para que tenhamos um diferencial. É fundamental entender o que precisam e o que posso oferecer antes de soltar qualquer produto ao mercado”, destacou Lucas.
Ao longo da palestra, os palestrantes apresentaram cases de sucesso de empresas que souberam inovar de forma eficiente, além de compartilhar dicas práticas para a implementação de soluções inovadoras em diversos setores e mostrar alguns projetos desenvolvidos pelo próprio Brain. Os participantes do evento tiveram a oportunidade de interagir e fazer perguntas, enriquecendo ainda mais a experiência de aprendizado.
No âmbito do marketing para microempresas, os palestrantes abordaram as tendências de inovação, com destaque para o WhatsApp comunidades e o TikTok. Eles demonstraram como essas plataformas podem ser utilizadas de forma estratégica para estabelecer um relacionamento mais próximo e personalizado com os clientes.
A iniciativa foi uma junção de forças da Aciub:
A iniciativa do Aciub Jovem buscou impulsionar o desenvolvimento do empreendedorismo local, proporcionando aos micro e pequenos empresários um ambiente propício para adquirir conhecimentos relevantes e ampliar sua visão estratégica. Por isso são realizados encontros mensais para tratar de diversos temas que representam dificuldades ou necessidades dos empreendedores.
Nesta edição, o evento contou com apoio do Aciub Inovação e do programa Al-Invest Verde, que entendem a inovação nos pequenos negócios como fator-chave para o crescimento sustentável do mercado empresarial.
O Al-Invest Verde é um projeto financiado pela União Europeia que tem como objetivo promover o crescimento sustentável e a criação de empregos no Brasil e em mais 17 países da América Latina. A iniciativa visa apoiar as micro e pequenas empresas latino-americanas na transição para uma economia circular, eficiente em termos de recursos, com baixa emissão de carbono e baseada em inovação e digitalização. A Aciub executa um dos dois projetos brasileiros aprovados para compor a chamada do programa AL-INVEST Verde. O projeto, intitulado Economia Circular no Triângulo, visa promover a produção, o consumo e a gestão integrada de resíduos sólidos ambientalmente responsáveis e com base nos princípios da economia circular. Ao longo de sua execução, o programa irá fornecer capacitações, assistências técnicas, atividades de promoção comercial, networking e outras ações para contribuir com a produtividade e a competitividade das MPEs na região.