Notícias

Confira como foram as ações da 3ª edição da Semana da Reciclagem 

O Dia Mundial da Reciclagem, celebrado no dia 17 de maio, é uma data fundamental para conscientizar a sociedade sobre a importância da reciclagem no combate à poluição e na preservação dos recursos naturais. Para reforçar essa ideia na cidade de Uberlândia, o Dmae, em parceria com a Prefeitura, Aciub por meio do Programa Al-Invest Verde, SOS Mais e Salto Ambiental, realizaram a 3ª edição da Semana da Reciclagem. O tema deste ano foi “Reciclar: uma atitude simples que muda o mundo”, e as atividades foram realizadas entre os dias 15 e 18 de Maio, em vários pontos da cidade. 

O  Dia Mundial da Reciclagem e também as diversas ações que foram promovidas durante a 3ª edição da Semana da Reciclagem, servem como um lembrete para que indivíduos, empresas e governos reflitam sobre os hábitos de consumo e descartes, incentivando práticas sustentáveis que reduzam o impacto ambiental. A reciclagem contribui para a diminuição da quantidade de resíduos que são enviados para aterros sanitários e incineradores, evitando a contaminação do solo, da água e do ar.

Agora, falando sobre a Semana em Uberlândia, dentre os eventos realizados, podemos destacar a 1ª Oficina de Compostagem Doméstica, que ensinou os participantes a como manter uma caixa de compostagem para materiais orgânicos em casa, além de ter entregue 50 composteira orgânicas para os participantes; uma visita guiada dos catadores uberlandenses ao Parque Siquierolli para proporcionar um momento de bem-estar à eles; um workshop sobre coleta seletiva na sede do Dmae; e o Dia D de conscientização com a entrega de uma estação de reciclagem no Reservatório São Jorge, a 2ª do bairro e 17ª em Uberlândia. 

Foram mais de mil pessoas impactadas pelas iniciativas promovidas, que foram essenciais para educar e mobilizar a sociedade uberlandense em torno de práticas mais sustentáveis. Campanhas de conscientização, eventos e atividades educacionais que foram organizadas nesta data ajudaram a informar o público sobre a importância da separação correta dos resíduos, a redução do consumo de plásticos descartáveis e a adoção de hábitos mais ecológicos, como a compostagem. Portanto, foi um momento para promover e valorizar os benefícios econômicos e sociais que a reciclagem proporciona. 

Continue lendo