O empresário e presidente do conselho de administração do Grupo Algar, Luiz Alberto Garcia, e o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Minas Gerais, Felipe Attiê, foram os dois nomes que participaram da reunião semanal da diretoria da Aciub, na última segunda-feira (27). Com a presença do presidente da Aciub, Paulo Romes Junqueira, e de diretores da Associação, o grupo conversou sobre as ações governamentais que estão sendo desenvolvidas em Minas Gerais, pautas do empresariado regional e também pesquisas e avanços no campo da ciência e inovação.
Durante o encontro, o crescimento de ações nas áreas científicas e tecnológicas do estado de Minas chamou a atenção. Felipe Attiê destacou que a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) irá comandar a produção de uma vacina utilizando o RNA, o ácido ribonucleico que intervém em funções biológicas importantes. Além disso, Attiê também reforçou a necessidade de estímulos à produção de ciência, inclusive com o setor privado. “Hoje a demanda é muito grande, apesar de ainda haver dificuldades, é preciso incentivar a produção da ciência para gerar tecnologias, pois elas poderão ser aplicadas nas empresas trazendo resultados inovadores”, observou ele.
Ainda abordando o assunto, Paulo Romes lembrou empreendimentos modernos que chegaram à Uberlândia e movimentam a economia e também a área de inovação, como a Granja Marileusa e o Polo Tecnológico. “Sabemos que um parque tecnológico será muito importante e esperamos que em breve esse espaço chegue a cidade, se somando aos outros empreendimentos que já temos”, mencionou.