Aciub Mulher, Notícias

Almoço Empresarial do Aciub Mulher: mídia, fake news e política foram pautas

O impacto das fake news e a importância da conscientização política foram alguns dos temas que marcaram a 16° edição do Almoço  Empresarial do Aciub Mulher. Mais de 120 líderes e empreendedores se reuniram na última quarta-feira (10/08) para discutir o tema central “Polarização Política e o Papel da Mídia” e fomentar conexões estratégicas. O evento contou com a presença do vice-prefeito de Uberlândia, Paulo Sérgio, o vice-prefeito da Aciub, Sérgio Tannús,  diretores da Associação e deputados.

O presidente da Aciub, Paulo Romes Junqueira, deu início ao evento parabenizando o trabalho que vem sendo desenvolvido pela diretoria do Aciub Mulher, na realização de ações, encontros e outras diversas iniciativas. “Quero parabenizar todo o Aciub Mulher pelo trabalho maravilhoso que estão desenvolvendo para a cidade de Uberlândia provocando debates como esse, que são tão importantes neste momento que vivemos”, reforçou ele.

Integrantes do Aciub Mulher

Rosiris Cerizze, presidente do Aciub Mulher, agradeceu a participação de todos, relembrou o início da história do Conselho, ressaltando também o trabalho desenvolvido por Rosalina Vilela, ex-presidente da Aciub e uma das fundadoras do Aciub Mulher. Além disso, Rosiris também destacou os objetivos do Conselho. “Nós buscamos, junto com essas grandes mulheres, empresárias, empreendedoras da nossa cidade, fomentar o empreendedorismo feminino e a melhoria do nosso ambiente de negócios. Então, é com muita alegria que estamos aqui reunidos hoje nesse almoço para tratar de um assunto extremamente relevante”, pontuou a presidente.

Confira como foi o talk show “Polarização Política e o Papel da Mídia”

O superintendente da TV Integração, Rogério Nery de Siqueira Silva, a diretora do Grupo Bandeirantes de Televisão, Alessandra Valadares, e Rogério Silva, que é superintendente do Grupo Paranaíba, filial Record, foram os convidados para participar do debate.

Fake News foi um dos primeiros temas comentados pelos jornalistas, e Rogério Nery reforçou o crescimento destas falsas notícias nos últimos anos, e seus impactos. “Essas notícias são baseadas em fatos reais, e por isso nos confundem. É a manipulação da informação”, explicou. O superintendente da TV Integração também apresentou ao público uma série de fake news divulgadas nos últimos anos e que ganharam grandes proporções.

Contribuindo com o debate, Rogério Silva (superintendente do Grupo Paranaíba) reforçou a relação entre mídia e governo. “A aproximação dos veículos com o governo e Estado é de poder, isso é claro. Não existe aquela faceta de quarto poder, que a mídia é o quarto poder. Não, os poderes são constituídos e claros, e está com os veículos, o papel social da narrativa”, pontua ele.

Ainda falando sobre veículos de comunicação, e finalizando o talk show, a diretora do Grupo Bandeirantes de Televisão, Alessandra Valadares, abordou a questão de opinião e o trabalho desenvolvido pela emissora. “É a questão de colocar a notícia, entregar a informação e deixar claro ao telespectador quando o apresentador está colocando uma opinião, que não necessariamente é dele, pois como o Rogério pontuou existem grandes instituições à frente do jornalismo. Então a partir do momento que ele dá a notícia, e coloca a sua opinião, ele deixa claro que se trata de uma opinião do Grupo, e cabe ao telespectador formar a sua”, finalizou ela.