Al-Invest, Notícias Empreender

AL-Invest promove concurso ‘Transformando Vidas’

A fim de compartilhar experiências e divulgar cases bem sucedidos, haverá um concurso de histórias de sucesso do Programa AL-Invest 5.0. O concurso “Transformando Vidas” visa ao reconhecimento das melhores histórias e do impacto que o Programa teve no setor de Micro e Pequenas Empresas (MPEs) da América Latina. A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) incentiva entidades brasileiras participantes do AL-Invest 5.0 a inscreverem projetos na competição.

O concurso terá duas categorias. Cada uma terá dois vencedores que poderão contar suas histórias de sucesso em duas ocasiões: o Congresso Mundial de Câmaras (WCC), no Rio de Janeiro (BR), e as Jornadas Europeias do Desenvolvimento, em Bruxelas (Bélgica).

As categorias são:
• Internacionalização, melhoria de produtividade e inovação nas MPEs

Mostrar as histórias de empresas que alcançaram novos mercados
aumentando suas vendas graças ao apoio do programa, bem como às
melhoraram sua competitividade e / ou desenvolveram processos de inovação que permitiu-lhes melhorar a sua produção e gerar benefícios tangíveis para a seus clientes

Por exemplo: diversificação da sua oferta; desenvolvimento de novos produtos, melhoria de seus produtos existentes e melhoria de seus processos de produção; incorporação de boas práticas de fabricação e / ou certificações de qualidade; transferência de tecnologia para MPEs, inclusão social, RSE e meio ambiente.

• Inclusão e redução de desigualdades

Mostrar processos de inclusão em relação a grupos vulneráveis, como: pequenas empresas, produtores rurais, mulheres, artesãos, jovens, etc.

Por exemplo: apoio a empreendimentos femininos; criação e / ou fortalecimento das redes de mulheres; a articulação dos produtores rurais; metodologias inovadoras que promovam igualdade; incorporação de jovens no mundo dos negócios;

Para participar do concurso, os seguintes requisitos devem ser atendidos:

a) O pedido deve ser apresentado pela instituição requerente principal ou, se for o caso, por um parceiro do consórcio de execução direta do Programa AL-Invest 5.0, completando o formulário on-line no site www.alinvest5.org/concurso2019. A iniciativa deve ter iniciado, esteve em operação e obteve um resultado significativo (por exemplo: aumento de renda, capital humano, produção, redução de custos, investimento em tecnologia, abertura de novos mercados, inclusão de grupos vulneráveis, entre outros) durante o período de funcionamento do projeto (de acordo com o seu contrato).

b) As instituições executoras do Programa AL-Invest 5.0 podem apresentar suas iniciativas para cada categoria enviando o formulário de inscrição e um pequeno vídeo de 3 minutos para cada inscrição, devidamente legendado em inglês.

c) Prazo final de inscrição: sexta-feira, 5 de abril de 2019.

d) Os dois vencedores serão anunciados por categoria, na sexta-feira, 12 de abril de 2019.

Prêmios:

Um comitê composto pela CAINCO, EUROCHAMBRES, SEQUA e CCI Paris IF, analisará os casos de acordo com critérios de avaliação objetivos e selecionará os melhores casos de cada categoria. Para cada categoria, haverá dois vencedores.

Os 2 vencedores da categoria: Internacionalização, melhoria da produtividade e inovação nas MPEs, participará do Congresso Mundial de Câmaras, que será realizado no Rio de Janeiro, nos dias 12, 13 e 14 de junho de 2019.

Os 2 vencedores da categoria: Inclusão e redução de desigualdades, participarão do evento ‘Jornadas Europeias do Desenvolvimento’, que será realizado em Bruxelas (Bélgica), nos dias 18 e 19 de junho de 2019.

Em ambos os eventos, haverá um estande onde os ganhadores poderão compartilhar suas histórias de sucesso com os participantes do evento.

Para saber mais informações, acesse: http://www.alinvest5.org/concurso2019/bases_concurso_2019.pdf