Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil é o quarto país com mais acidentes de trabalho, sendo que cerca de 3 milhões de incidentes aconteceram entre 2012 e 2016. Para evitar que a empresa faça parte deste número, os gestores precisam investir em boas práticas de Segurança do Trabalho. Além disso, atendendo a todas as diretrizes requeridas pela SST, o empreendedor também evita multas e problemas burocráticos.
Cientes de que nem todos os empresários possuem um setor focado em práticas de Segurança do Trabalho em seus negócios, e que esta é uma área que precisa de atenção, a Aciub oferece aos associados o serviço ‘Aciub Segurança do Trabalho’.
Mas, se ainda restam dúvidas em relação a importância da segurança do trabalho para a própria empresa e para os colaboradores, confira três motivos para investir nesta área:
- Reduz acidentes
Adotando as práticas e diretrizes corretas, o empreendedor diminui as chances de acidentes dentro da empresa, e preserva o bem-estar dos funcionários. Além disso, vale destacar que evitando possíveis eventualidades que afetam a integridade mental e física do colaborador, o ambiente de negócio passa a ser melhor e mais produtivo.
- Evita multas e gastos
Investir em Segurança do Trabalho vai muito além de reduzir os riscos de acidentes. Estar dentro das regras de SST também engloba fazer a declaração correta de informações relacionadas à empresa no eSocial, por exemplo. Assim, o empreendedor evita a aplicação de multas altas que podem ser sancionadas caso o empreendedor deixe de enviar a documentação correta, ou esqueça alguma. Desta forma, não estando sujeito a sanções, e evitando acidentes e ações judiciais, o gestor tem uma redução de gastos.
- Garante a organização
Investindo em Segurança do Trabalho, o empreendedor consegue organizar a parte documental relacionada à esta área, e essa organização ainda garante um outro benefício: a produtividade, pois o colaborador se sente mais motivado para executar suas funções, assim como o próprio gestor.
Saiba mais sobre o serviço ‘Aciub Segurança do Trabalho’
Por meio da parceria com a WTA, que é uma empresa voltada para exames e serviços que englobam a nova regra do eSocial, a Aciub oferece aos associados serviços voltados para adequação às novas regras de gestão da medicina e segurança do trabalho.
O objetivo principal é auxiliar os empreendedores com as adequações ao eSocial, e como ressaltamos anteriormente, evitar multas e sanções que podem chegar a mais de R$180 mil.
Ao adquirir esta praticidade, os associados contam com os seguintes serviços:
– Implantação de PGR: O Programa de Gerenciamento de Riscos visa levantar informações sobre os riscos, químico, físico, biológico, ergonômico e de acidentes. A partir desse levantamento são apontadas ações de controle como implantação de EPIS, treinamentos de segurança e acompanhamento das ações de segurança.
– Implantação de PCMSO: O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, aliado ao PGR, verifica quais riscos a empresa possui em certas atividades e atribui exames a serem feitos pelo colaborador para acompanhamento da saúde dele em todo o período laboral. Ou seja, desde a entrada dele na empresa até a finalização de seu contrato de trabalho.
– Realização de LTCAT: Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho. Esse laudo visa complementar o PGR para apontar quais dos riscos encontrados podem gerar aposentadoria especial. E no caso da WTA, também está incluso a análise de periculosidade e insalubridade.
Os interessados em adquirir este serviço da Aciub, devem entrar em contato pelo e-mail vendas@aciub.com.br, ou pelo telefone (34) 3239-1500.