Na última segunda, 07 de fevereiro, a diretoria da Aciub retomou as tradicionais reuniões semanais que recebem representantes dos poderes públicos com o objetivo de debater assuntos de interesse da classe industrial e empreendedora, e também apresentar ações que estão sendo tomadas para estimular a retomada econômica e a sobrevivência dos empreendimentos brasileiros. Na primeira reunião do ano, os convidados foram o superintendente do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Uberlândia, Egmar Sousa Ferraz, e o consultor sênior em desenvolvimento sustentável, Andreas Dohle.
O presidente da Aciub, Paulo Romes Junqueira, deu início à reunião agradecendo a participação de todos e reforçando a importância dos encontros semanais, e também do projeto Conexão Aciub, iniciativa que compartilha conteúdos exclusivos para destacar histórias do mundo dos negócios, especialmente, de empresas uberlandenses.
O superintendente do Procon, Egmar Ferraz, apresentou aos participantes o Projeto Quinto Constitucional de Uberlândia, que segundo a autoridade coloca em pauta a representatividade dentro do poder judiciário. “E quando falamos sobre isso, é importante lembrá-los que representatividade significa poder político, visibilidade e por conseguinte, conexões”, destacou ele. Em seguida, Egmar reforçou que os tribunais do Brasil possuem uma tradicional estrutura que conta com juízes de carreira que são concursados, juízes que chegam ao tribunal por meio de uma cota de merecimento, e também por membros da advocacia e ministério público.
Segundo o superintendente, a cidade de Uberlândia ainda não teve um membro da advocacia ou do ministério público que ocupou o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, por exemplo, e é uma das missões do Projeto Quinto reforçar a necessidade da representatividade das cidades do interior. Por fim, Egmar destacou que iniciativas já estão sendo tomadas, como a abertura de uma vaga no Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
Consultor apresenta Análise 360º e reforça pilares de Associações Comerciais e Industriais
Sempre buscando inovação, modernização e progresso, para atender os associados, classe empreendedora e a comunidade de Uberlândia, a Aciub convidou o consultor sênior em desenvolvimento sustentável com mais de 20 anos de experiência, Andreas Dohle, para uma análise 360º da Associação que ainda está em andamento. Na reunião, o especialista realizou uma apresentação preliminar e reforçou o objetivo das ACEs em aumentar a competitividade das empresas associadas.
Andreas também destacou as linhas estratégicas de uma ACE: Cultura Associativista, Gestão, Prestação de Serviços e Desenvolvimento Local. Sobre o último ponto, o especialista ainda reforçou. “No caso da Aciub, este último tema, que muitas pessoas chamam de lobbying ou representação, é focado em criar um ambiente favorável em Uberlândia para as empresas, posicionando a cidade de uma melhor forma no mapa de Minas, e então o Triângulo Mineiro no mapa nacional”, pontuou.