Aciub recebe Yossi Shelley, Embaixador de Israel no Brasil

Na noite do dia 13 de maio, a Aciub recebeu o embaixador de Israel Yossi Shelley para uma encontro especial com empresários da cidade e autoridades. O objetivo do evento, aberto a todos associados e que contou com o apoio da Câmara Municipal de Uberlândia, foi discutir propostas e parcerias de investimentos, tendo em vista acordos e intenções firmadas pelo Presidente Jair Bolsonaro em visita à Israel. Na ocasião, em sessão solene, a Câmara Municipal de Uberlândia homenageou os 71 anos da criação do Estado de Israel, comemorados em 14 de maio, por meio de uma moção de aplausos.

O vice-presidente da Aciub, Sérgio Tannús, presente no evento, destacou o papel da entidade em fomentar negócios para a cidade e fortalecer a classe empresarial. “A Aciub é uma entidade com 85 anos que tem por objetivo defender os interesses da classe empresarial, fomentando a geração de negócios, emprego e gerar renda, bem como auxiliando o poder público a desenvolver condições adequadas para fortalecimento da economia local e regional. Representamos diretamente quase 2 mil empresas distribuídas nos mais diversos ramos e com os mais variados projetos. Atuamos fortemente na melhora das condições de infraestrutura, principalmente rodoviária e aeroportuária, bem como na atração de novos empreendimentos e estabelecimento de parcerias e relações internacionais. Neste contexto, este encontro é de grande importância e interesse não apenas para a entidade, mas para Uberlândia e região, que se destaca no cenário nacional pela sua pujança. Tenho certeza que conhecendo as habilidades e dinamismo de Israel, a partir de hoje estabeleceremos fortes vínculos e em breve colheremos bons resultados para todos”, salientou.

De acordo com o embaixador, Yossi, Shelley, o maior objetivo da visita à cidade é justamente prospectar novas relações comerciais. “Estou muito feliz de estar em uma cidade que sempre me recebeu muito bem. Estamos aqui para fazer negócios e Uberlândia é perfeita para isso. Portanto, vamos continuar estreitando nossos laços para o bem dos dois países”, ressaltou.

Como embaixador de Israel no Brasil, Yossi tem intensificado as relações entre os dois países, principalmente quando o assunto é a escassez de água. O seu país, líder mundial em tecnologia de dessalinização, tem aproximadamente 80% da água consumida de origem marinha. O objetivo da ocasião é prospectar parcerias e oferecer investimento, além de trocas tecnológicas e comerciais. O embaixador demonstrou estar aberto para negociações no Brasil tendo em vista que os governos brasileiro e israelense firmaram acordos de cooperação nas áreas de defesa, serviços aéreos, prevenção e combate ao crime organizado, ciência e tecnologia, além de um memorando de entendimento em segurança cibernética.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Helio Ferraz-Baiano, mencionou o desenvolvimento tecnológico de Israel nas últimas décadas e reforçou o interesse de Uberlândia na parceria Brasil/Israel. “Quando, em 14 de maio de 1948, Israel proclamou sua independência, poucas pessoas podiam imaginar que em um lapso de tempo tão curto se tornaria um ícone do desenvolvimento econômico e industrial. Uberlândia não quer ficar de fora dos frutos que esse relacionamento estreito entre os países pode proporcionar”, finalizou.

Fotos: Câmara Municipal de Uberlândia.