Aciub recebe Mutirão de Cadastramento do Artesão

Centenas de artesãos participaram do Mutirão de Cadastramento do Artesão, realizado na Aciub nos dias 20 e 21 de setembro. O Mutirão faz parte do ‘Projeto Artesão Empreendedor’, que foi apresentado pela Regional Triângulo Norte do Fórum Permanente Mineiro das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – FOPEMIMPE, para a superintendência estadual do Fórum, no final do ano passado.

Durante os dois dias de mutirão mais de 100 artesãos passaram pela avaliação técnica para que possam receber a Carteira Nacional do Artesão. Com a carteira os profissionais terão diversos benefícios, como por exemplo, a participação em eventos especializados como: feiras, exposições, treinamentos, dentre outros.

O secretário da Regional Triângulo Norte do FOPEMIMPE, Dilson Dalpiaz Dias Júnior, destacou o objetivo e importância da ação. “Este trabalho foi inicialmente realizado graças a um pleito do FOPEMIMPE juntamente com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Inovação e Turismo e a Aciub. O objetivo é desburocratizar o processo para a emissão da Carteira Nacional do Artesão, pois realizando este procedimento aqui não há necessidade do deslocamento até Belo Horizonte”, ressaltou o secretário.

A artesã, Zeneide Vieira, que participa do Núcleo Arte das Mãos do Programa Empreender, esteve no primeiro dia de cadastramento e conta como o documento irá auxiliar em suas atividades. “Quando eu resolvi investir em artesanato eu procurei a Aciub e recebi todo o apoio. Já faz dois anos que faço do Núcleo e temos até uma loja no terminal Central. Essa carteira vai nos ajudar muito, pois com ela podemos fazer mais, mostrar o nosso trabalho em feiras fora de Uberlândia, divulgar o que os artesãos da cidade fazem para muitas pessoas”, destacou a artesã.

A Aciub é a Secretaria Regional do FOPEMIMPE Triângulo Norte e conta com diversos projetos que apoiam os artesãos da cidade, por meio de quatro núcleos setoriais que contam com a participação de mais de 100 artesãos que produzem os mais variados tipos de produtos. Para mais informações sobre os projetos relacionados ao artesanato desenvolvidos na Aciub basta entrar em contato pelo telefone (34) 3239-1569.

Carteira Nacional do Artesão

A Carteira Nacional do Artesão e do Trabalhador Manual é prevista pela portaria nº 14, de 16 de abril de 2012, dentro do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), e, em Minas Gerais, o órgão responsável pelo cadastramento é a Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif). Para mais informações basta acessar o site da Seedif.

Sobre o FOPEMIMPE

Instituído pelo Governo Estadual em 2008, o FOPEMIMPE é previsto no Estatuto Mineiro da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Lei 20.826/13) como instância governamental estadual competente para cuidar dos aspectos do tratamento diferenciado e favorecido dispensado aos pequenos negócios. Trata-se da principal ferramenta para a construção de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do setor em Minas Gerais.

O Fórum é composto por instituições que representam o poder público e os setores da indústria, do comércio e serviços e do turismo. Representantes de Secretarias de Estado, autarquias, empresas estatais, entidades representativas e de apoio atuantes no segmento de microempresas e empresas de pequeno porte no estado de Minas Gerais.

FOPEMIMPE Triângulo Norte

A regional Triângulo Norte abrange 29 municípios. São eles: Araguari, Araporã, Cachoeira Dourada, Campina Verde, Canápolis, Capinópolis, Cascalho Rico, Centralina, Coromandel, Cruzeiro da Fortaleza, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Guimarânia, Gurinhatã, Indianópolis, Ipiaçu, Iraí de Minas, Ituiutaba, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Nova Ponte, Patrocínio, Prata, Romaria, Santa Vitória, Serra do Salitre, Tupaciguara e Uberlândia.