Notícias

Aciub recebe coordenadora do Instituto Limpa Brasil

Com o objetivo de trocar experiências e conhecer melhor uma iniciativa voltada à preocupação e conscientização sobre o descarte irregular do lixo urbano, a Aciub recebeu na última segunda-feira (22), durante reunião da diretoria, a coordenadora nacional do Instituto Limpa Brasil, Edilainne Muniz, que incentivou ações locais e fez uma explanação da atuação da organização sem fins lucrativos.

O Instituto tem como objetivo promover a conscientização da população brasileira para o problema do descarte irregular do lixo urbano por meio da realização de projetos integrados que envolvem a sociedade civil, o setor privado e os órgãos do governo. Fundado a partir da empresa Atitude Brasil, o Instituto é responsável pela execução brasileira do maior movimento de mobilização mundial em defesa do descarte adequado de resíduos, o Let’s do it! – que já atraiu voluntários em ações de limpeza em mais de 140 países.

Segundo a coordenadora, na ação do Dia Mundial da Limpeza, em 2018, houve o envolvimento de 100 mil pessoas no Brasil, com 400 municípios. Em todo o mundo a mobilização alcançou 18 milhões de pessoas. Ela avalia que no país o número de municípios foi interessante, mas a quantidade de voluntários foi insuficiente. Para 2019 a intenção é mobilizar 600 cidades e chegar a 500 mil pessoas coletando ou reciclando o lixo.

Após explanar sobre a atuação do Instituto e responder a dúvidas dos participantes do encontro, a coordenadora fez uma avaliação da visita à Aciub. “Estamos falando sobre este tema em uma instituição que tem representatividade muito grande em Uberlândia, com um trabalho que é feito para melhorar e estimular políticas públicas. Tratar deste tema e falar da importância do descarte contribui com o engajamento da sociedade e com certeza o resultado será bem mais efetivo”, ressaltou Edilainne Muniz.
Além dos diretores, a reunião contou também com a participação de representantes do Núcleo Recicladores do Programa Empreender da Aciub, que têm ligação direta com o tema e desenvolvem um trabalho com foco no descarte adequado na cidade.

Segundo informações do site do instituto Limpa Brasil, eles já realizaram intervenções em mais de 20 cidades com a participação de mais de 180 mil pessoas e a coleta de 3,2 toneladas de resíduos, que foram enviados para cooperativas de catadores, gerando assim trabalho e renda para centenas de famílias que vivem da reciclagem. Saiba mais sobre o Instituto em www.limpabrasil.org

Continue lendo