A diretoria da Aciub recebeu na última segunda-feira (21/08) a presença da cônsul da Itália em Minas Gerais, Nicoletta Gomiero, para fortalecer relações e discutir a possibilidade de negócios com empreendedores locais. A reunião foi comandada pelo vice-presidente da Aciub, Sérgio Tannus, e contou também com a participação do vice-presidente Fábio Badaró e do ex-presidente Fábio Pergher.
Nicoletta, que tem ampla experiência em missões diplomáticas em países da Europa e da África, compartilhou que assumiu o consulado em Minas Gerais no começo de 2023 e afirmou que a missão tem como foco fortalecer as relações entre Minas e a Itália, principalmente em áreas como a logística e os setores automotivo, de moda e agroalimentar.
Os diretores da Aciub reafirmaram a relevância do Triângulo Mineiro para a economia estadual, reforçando que se trata de uma região fortemente industrializada, além de um polo agrícola importante. O ex-presidente da Aciub, Fábio Pergher, esteve presente e contribuiu com o bate-papo. “O Triângulo hoje é a segunda região que mais contribui com o PIB estadual. É uma das mais industrializadas, também porque tem uma forte indústria de mineração. Mas temos uma carência hoje, que podemos estar trocando informações com a Itália, na área de energia, que é uma área extremamente próspera para o Brasil e estamos procurando uma sinergia com outros países. Além disso, outra área que a Itália se destaca é a de eletromecânica, com maquinário para a indústria de alimentos e para o agro”, afirmou.
Vários outros pontos foram levantados sobre setores de produção mineiros que poderiam se beneficiar ao negociar equipamentos com empresas italianas. A cônsul garantiu sua intenção em facilitar a negociação entre os fornecedores italianos e os empresários mineiros, que necessitam de equipamentos agrícolas em que a Itália é referência no desenvolvimento. Além disso, os diretores comentaram sobre o potencial de produção de vinhos e tomates que o Triângulo apresenta, setores que também poderiam se beneficiar da reconhecida experiência italiana na área.
A cônsul também assistiu a uma apresentação do AL-Invest Verde, e do projeto que está sendo realizado pela Aciub, “Economia Circular no Triângulo: transição inclusiva para uma economia de baixo carbono em MPEs do Triângulo Mineiro”, que visa ajudar as empresas do Triângulo a se adequarem a metas de desenvolvimento sustentável.
Ao final da reunião, a cônsul reforçou a importância das discussões. “Esse encontro foi uma oportunidade muito importante para ver o potencial desta área, nos vários setores com possibilidades e oportunidades que são concretas. Temos oportunidades de encontro, e conversa nos vários setores. O Triângulo Mineiro é uma área muito estratégica e importante em Minas Gerais, e para a Itália também. Eu acho que é importante manter essa conversa sempre ativa e aproveitar para estreitar ainda mais essas oportunidades”, disse.