Aciub participa de missão empresarial para Alemanha

Networking, participação em feiras e visitas a fontes de energia renovável foram realizadas com apoio do AL-Invest 5.0

Com o objetivo de conhecer as tecnologias para a geração de energia a partir de fontes renováveis, a Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub) participou de uma missão empresarial para o estado da Baviera, na Alemanha. A missão aconteceu de 16 a 23 de junho e contou com visitas a diversas empresas da região e também à Feira Intersolar, que é considerada líder em tecnologia fotovoltaica. A Aciub foi representada na missão pelo superintendente Marcio Adriano Bocchio.

Um dos locais visitados durante a missão foi a vila modelo de energias renováveis em Wildpoldsried, pequena cidade da Baviera, onde foi possível conhecer, na prática, várias formas de geração de energias renováveis. A cidade iniciou, em 1997, por meio do associativismo, investimentos na produção de energias renováveis, com o desafio de alcançar a autossustentabilidade até o ano de 2020. Os resultados superaram as expectativas: em 2014, Wildpoldsried já produzia cinco vezes mais do que consumia, faturando cerca de 7 milhões de euros com a venda da energia excedente.

Já na Feira Intersolar, foi possível conhecer diversas técnicas e equipamentos, alguns ainda em fase de teste, utilizados na produção e na utilização de energia fotovoltaica. Durante o evento, também foi possível estabelecer contato com algumas empresas e associações, como por exemplo, o pesquisador Fraunhofer-Gesellschaft, da Marilam Dumke, que apresentou possibilidades de parcerias e de cooperação na transferência de tecnologia e outros modelos colaborativos, não apenas na área de energias renováveis, mas também de mobilidade urbana, Internet das Coisas (IoT), entre outras.

A participação da Aciub nessa missão contou com o apoio do Programa AL-Invest 5.0, por meio da atividade 3.2,4 que tem o objetivo de formar gestores de organização empresarial no campo de gestão ambiental. A atividade buscou o fortalecimento das competências técnicas das entidades empresariais para implementar boas práticas em gestão ambiental. O AL-Invest 5.0 é um dos maiores programas de cooperação internacional da União Europeia, que promove o desenvolvimento das micro e pequenas empresas da América Latina.

Acompanhando a tendência ecológica, a Aciub busca implementar boas práticas, como a implantação de painéis de energia solar, a gestão de resíduos por meio da reciclagem de papel e a diminuição do uso de embalagens plásticas. Além disso, a entidade intensificará – por meio de palestras, e-letters e capacitações – o repasse de informação sobre os temas a seus associados.