Em um evento concorrido e de abrangência nacional, aconteceu na última segunda-feira (20) no Centro Cultural Fiesp, o lançamento do livro ‘Alysson Paolinelli – O visionário da agricultura tropical’, juntamente com homenagem ao ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli pela indicação ao Nobel da Paz 2021. O vice-presidente da Aciub, Sérgio Tannus, representou a entidade no evento.
O livro sobre a vida e o impacto do legado do ex-ministro para o Brasil e o mundo, com o título ‘Alysson Paolinelli – O visionário da agricultura tropical’, tem prefácio assinado pelo professor Roberto Rodrigue, organização de Ivan Wedekin, e textos de Benê Cavechini, Carol Souza, Coriolano Xavier, Elísio Contini, Felippe Serigati, Fernanda Kesrouani Lemos, Fernando Barros, Gregory Honczar, Ivan Wedekin, Luiz Antonio Pinazza, Roberta Possamai e Rodrigo C.A. Lima.
Clique AQUI para baixar o livro
Nobel da Paz 2021
O anúncio do vencedor do Nobel da Paz 2021 acontecerá em 8 de outubro, em Oslo, na Noruega. A nomeação de Alysson Paolinelli foi protocolada no Conselho Norueguês do Nobel (The Norwegian Nobel Committee) em 22 de janeiro, pelo Diretor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), Prof. Durval Dourado Neto. A nomeação recebeu cartas de apoio de 163 instituições do Brasil e do exterior, representando 73 países. Os setores de educação, ensino, pesquisa, junto com o setor primário, foram os maiores apoiadores, mas também houve o reconhecimento mostrado por instituições da indústria e dos serviços.
A indicação do ex-Ministro se deu por conta de sua enorme contribuição para a Paz e pelo grande salto de produção da agricultura brasileira, sendo que este aumento foi obtido de forma sustentável, promovendo crescimento, inclusão social e segurança alimentar no Brasil e no mundo, segundo o Diretor da ESALQ/USP). Desde os anos de 1960 Paolinelli já antevia que o futuro dependia da transformação da agricultura tradicional. Foi dele o impulso que inaugurou uma nova era no campo, cujos impactos socioeconômicos, de sustentabilidade e desenvolvimento humano estão presentes até hoje.
O vice-presidente da Aciub destacou a importância desta indicação, e lembrou que o ex-ministro foi homenageado na última semana em Uberlândia também. “É uma satisfação estar aqui representando a Aciub e homenageando este grande homem, que faz a diferença para o Brasil e para o mundo, e agora é um dos indicados a este prêmio mundial. No início deste mês também o homenageamos com a entrega de um troféu especial, durante o evento Uberlândia S.A e a entrega da 24ª edição do Top Of Mind Uberlândia S.A, em uma promoção da Aciub e a Nós Projetos. Todos estes reconhecimentos são muito válidos e aguardamos com muita expectativa o anuncio do vencedor do Prêmio Nobel da Paz”, destacou Sérgio Tannus.
Durante o evento, em São Paulo, Paolinelli ressaltou os desafios que virão pela frente, principalmente por conta da pós-pandemia em um mundo ainda mais exigente com as metas de sustentabilidade que precisam ser alcançadas até 2050. O ex-ministro também destacou a importância da biotecnologia como fator determinando para satisfazer exigências de países compradores que estão com foco na agricultura sustentável e a redução de produtos químicos, menos degradante e mais sustentável. “Somos o maior laboratório biológico do mundo. Espero que este esforço que estamos fazendo não seja em vão. O Brasil merece muito mais do que isso”, afirmou.