Pensar em uma ‘Estratégia de Organização para o Desenvolvimento Regional do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba’, por meio da integração dos 70 municípios da região, implementação de ações de políticas de interesse regional e integração dos setores Público e Privado e Terceiro Setor. Este foi um dos objetivos do Fórum Criativo de Desenvolvimento Econômico Regional, que aconteceu na última sexta-feira (10) em uma iniciativa do Grupo de Prefeitos do Triângulo e Alto Paranaíba – G70, com apoio do Sebrae-MG, tendo como o tema central ‘Conectando Pessoas, Transformando Ideias’.
O presidente da Aciub, Paulo Romes Junqueira, participou do fórum que reuniu prefeitos de 70 municípios, o vice-governador de MG, Paulo Brant, o senador Carlos Viana, além de deputados federais e estaduais e outras autoridades. Todos foram recebidos pelo prefeito de Uberaba Paulo Piau, que é vice-presidente de Agronegócio da Frente Nacional de Prefeitos e presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale).
Durante o fórum, que durou todo o dia, foi oficializada a criação da Agência Regional de Desenvolvimento Econômico do Triângulo e Alto Paranaíba, que tem a missão de gerar parcerias entre os municípios membros, fomentando o planejamento econômico das regiões, através de estudos e projetos para a infraestrutura e a atração de investimentos, por meio de ações integradas.
Regiões
Situadas na divisa de Minas Gerais com o Centro-Oeste do país, as regiões do Triângulo de Alto Paranaíba se encontram no Cerrado mineiro. Sua economia tem forte base agropecuária, com grandes culturas de café, soja e milho, contando também com atividades de extração mineral. As regiões têm passado por uma importante industrialização, e o G70 e a Agência de Desenvolvimento buscam ampliar as bases da economia, nivelando o crescimento por todos os seus municípios.
Na abertura do fórum, o assessor estratégico de Assuntos Regionais da Prefeitura de Uberaba, Glauber Faquineli, fez a apresentação da Agência de Desenvolvimento, mostrando sua estrutura e conclamando a participação efetiva dos prefeitos do G70. Também fizeram pronunciamentos o diretor-superintendente do Sebrae-MG, Afonso Maria Rocha, o presidente de honra do Conselho Administrativo do Grupo Algar, Luiz Alberto Garcia, o senador Carlos Viana, e o prefeito Paulo Piau.
O vice-governador Paulo Brant, em sua fala, se disse entusiasmado com o lançamento da agência. Para ele, “o movimento evoca dois temas. O primeiro é a participação do Governo do estado nos processos econômicos e sociais e o segundo é a questão da política. Nós temos que ter exatamente isso que está acontecendo aqui, a boa política: 70 prefeitos se unindo para criar soluções para essa região abençoada que é o Triângulo e o Alto Paranaíba”. Brant concluiu afirmando, “em nome do Governo de Minas eu digo que viemos aqui para aprender, e contem conosco. São movimentos como esse que vão resgatar esse estado e esse país”.
Palestras
Após a abertura do fórum e o lançamento da Agência de Regional de Desenvolvimento Econômico do Triângulo e Alto Paranaíba, seguiu-se uma sequência de palestras. O diretor de Operações do Sebrae falou sobre “Governança Compartilhada: O caminho inevitável do Desenvolvimento Econômico”. A economista e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela USP Ana Carla Fonseca palestrou sobre “Cidades Criativas como Pontes Para o Futuro”. O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub), Denis Silva, discorreu sobre “Tecnologia como Solução e Geração de Renda para as Cidades”. O fundador da empresa Place for Us, Caio Esteves, palestrou sobre “Cidades como Marcas e a Experiência das Pessoas no Espaço Público”. E o cofundador do Impact Hub, André Maciel, encerrou o ciclo de palestras falando sobre “Colaboração: a Chave para a Prosperidade”.
Também participaram fórum lideranças políticas, o gerente regional do Sebrae em Uberaba, William Rodrigues de Brito; a prefeita de Tapira e presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Planalto de Araxá (Ampla), Liliane Machado Costa Venâncio; o prefeito de Canápolis e presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (Amvap), Ualisson Carvalho Silva; o prefeito de Guimarânia e representante da Associação dos Municípios do Alto Paranaíba (Ampar), Adilio Alex dos Reis; a prefeita de Itapagipe e representante da Associação dos Municípios do Baixo Vale do Rio Grande (Amvarig), Benice Maia; além de outros prefeitos da região, secretários municipais e representantes de instituições de fomento econômico regional.
Com informações da Agência Minas.