O Coden Uberlândia 2100 – Conselho de Desenvolvimento Econômico de Uberlândia – reuniu entidades representativas do empresariado e da sociedade, além de empreendedores, para um encontro com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Manoel Vítor de Mendonça Filho, nesta quarta-feira, 8, em Uberlândia. A Aciub foi representada pelo presidente Paulo Romes Junqueira, além da presença de outros diretores e da presidente do Aciub Mulher, Tomaídes Rosa.
Em sua primeira visita oficial à cidade, o secretário falou dos desafios do Governo de Minas Gerais em enfrentar o déficit nas contas e também fez um balanço dos quatro primeiros meses à frente da Secretaria. Além disso, Manoel Vítor recebeu um oficio com as principais reivindicações das entidades civis de Uberlândia, com destaque às empresariais. Dentre os pontos destacado no material estão:
- Conclusão do Anel Viário Sul de Uberlândia;
- Formatar projeto para tornar Minas Gerais mais competitivo, em relação à guerra fiscal com Goiás e São Paulo;
- Desenvolvimento de políticas públicas para fomentar o Polo Tecnológico, já que é um setor da economia que é vocação em Uberlândia;
- Ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto de Uberlândia;
- Finalização das obras do Hospital Escola da UFU;
- Duplicação da BR 452, entre Uberlândia, Araxá e Belo Horizonte;
- Asfaltamento da MGC 455 até Campo Florido;
- Duplicação da BR 457, entre Uberlândia e Prata;
- Duplicação do Anel Viário Norte;
- Finalização do gasoduto, passando por Uberlândia;
- Duplicação da BR 365, entre Uberlândia e Montes Claros.
Durante a visita o Secretário destacou que o Governo de Minas sugeriu e foi criado o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que reúne os governadores dos estados destas regiões que juntas representam 72% do PIB brasileiro, e que atuam em conjunto para buscar soluções em relação à aspectos que impactam no desenvolvimento econômico, assim como também nas áreas de segurança pública, combate ao contrabando, sistema prisional, saúde, desburocratização, turismo, educação, logística e transportes, inovação e tecnologia. Para ele este é um passo fundamental para conseguir mais forças junto ao Governo Federal para mudanças que dependem desta esfera.
Em relação ao Estado, o Secretário disse que foi criado um grupo para rever o sistema tributário mineiro, pois o atual já está ultrapassado. Ele reafirmou as dificuldades do Governo em enfrentar a situação extremamente crítica em relação às finanças do Estado, com déficit fiscal muito grande, mas destacou a importância de unir forças, lembrando que a região do Triângulo Mineiro é um ator importante no desenvolvimento do estado e precisa estar cada vez mais próximo e alinhado com o Governo.
Este encontro foi uma realização do Coden Uberlândia 2100 (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Uberlândia), do qual a Aciub faz parte e reúne os principais representantes das entidades civis uberlandenses, com o objetivo de pensar projetos de desenvolvimento para a cidade a partir de uma visão de longo prazo.