Notícias Empreender

Aciub e IFTM oferecem curso gratuito de manipulação de alimentos

O Programa Empreender na Aciub, por meio dos núcleos de Cervejarias e
Restaurantes e Self Service, Açaí e Padarias, em parceria com o Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM, promovem mais uma edição do ‘Curso de Manipulação de Alimentos’, gratuito e aberto a todos os associados da Aciub. As aulas acontecerão entre 3 e 16 de junho, de segunda à quinta-feira das 19h às 22h30, com emissão de certificado da Vigilância Sanitária. Para participar basta fazer a inscrição pelo www.aciub.com.br/inscrições. O material impresso a ser utilizado nas aulas será oferecido por um valor estimado de R$20,00.

Com carga horária de 40 horas, o objetivo deste curso é contribuir para a melhoria da qualificação dos profissionais e, consequentemente, da qualidade dos produtos alimentícios produzidos e manipulados por empreendedores do setor. Para atender as necessidades fundamentais neste setor é essencial que as empresas possuam no quadro de funcionários gestores e manipuladores de alimentos com conhecimentos e práticas de trabalho compatíveis às legislações vigentes, e também com requisitos para segurança dos alimentos, com planos de capacitação periódicos em relação às ferramentas da qualidade.

As doenças transmitidas por alimentos (DTA’s) encontram-se entre os maiores riscos em relação à saúde pública. A contaminação por agentes patogênicos pode ocorrer em qualquer uma das fases de destinação dos produtos ao consumo ou fazer parte da matéria-prima obtida de maneira insatisfatória do ponto de vista higiênico. Essa realidade tem como causa principal o manipulador de alimentos, que na maioria das vezes, apresenta deficiências de formação profissional.

Nesta capacitação serão tratadas questões relativas a como evitar as DTA’s, assim como os pontos como a adequação à legislação e às normas sanitárias, que são essenciais para a autorização de funcionamento e garantia da qualidade dos processos e do que é oferecido aos clientes.  Durante as aulas os empreendedores aplicaram o roteiro de inspeção da Vigilância Sanitária municipal para avaliar seus estabelecimentos de acordo com as exigências legais.

O objetivo é que com este curso os participantes possam garantir em seus estabelecimentos resultados mais satisfatórios, de acordo com o que a vigilância sanitária exige de forma prática e simples, proporcionando uma facilidade de entendimento.

Esta capacitação conta com o apoio do Programa AL-Invest 5.0 – que é um dos programas regionais de cooperação econômica mais importantes da Comissão Europeia, da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Empresarial (FADE).

Continue lendo