No dia 3 de setembro, o Aciub Mulher se reuniu para debater as tendências e oportunidades de negócios em 2019, diante da recente situação econômica do país. A alta do dólar e as incertezas do cenário nacional, demandam uma nova postura dos empreendedores.
A presidente do Aciub Mulher, Tomaídes Rosa, apresentou para as mais de 20 mulheres presentes as tendências e perspectivas para o mercado nos próximos meses. Com a nova política econômica de juros baixos (Selic), a poupança, os CDBs e o Tesouro Direto estão rendendo cada vez menos. Com isso, cada vez mais pessoas estão buscando novas formas de investir e obter uma boa rentabilidade. “O momento agora é de investir e fazer a economia girar. A redução da taxa Selic para 6% ao ano vai encolher ainda mais o ganho da maioria das aplicações de renda fixa e reforçar a atratividade da Bolsa de Valores para os investimentos. O caminho para o pequeno investidor é diversificar as aplicações, com a compra direta de ações na Bolsa ou por meio de fundos de ações e multimercados”, explica.
Para a presidente, é preciso criar a cultura de investir, pois a verdade e muitos brasileiros ainda têm dificuldades de entender o conceito da palavra investimento. “No Brasil, o número de pessoas que investem na Bolsa representa menos do que 1% da população brasileira. Em países como EUA, este número chega a ser cerca de 65% da população. Claro, existe uma diferença de cultura investidora muito grande nesses países. Porém, se mantivermos a taxa de juros baixa, como já é esperado, este número de investidores na Bolsa brasileira só vai aumentar”, conta Tomaídes.