No primeiro semestre de 2020, o Brasil registrou 513 operações de fusões e aquisições de empresas, no segundo, este número foi de 228. Por si só, o procedimento de se unir ou comprar uma empresa envolve processos e a necessidade de se desenvolver uma estratégia. Em tempos de crise, essa ação demanda ainda mais atenção e planejamento. Para aprender sobre essas fusões que acontecem no mundo empresarial, é interessante ouvir a experiência de quem já passou por isso, suas histórias, vivências e também algumas dicas preciosas. Para isso, o Aciub Jovem convidou para participar de sua tradicional reunião mensal e discutir o tema, o escritório de investimentos BlueTrade, que no último ano anunciou uma fusão com a empresa goiana de investimentos LHx. O encontro é destinado aos membros do Aciub Jovem e acontece na próxima terça-feira (18), às 18h50, na sede da BlueTrade em Uberlândia, localizada na avenida Rondon Pacheco, 3380. As inscrições podem ser feitas clicando aqui
Os benefícios de uma fusão empresarial são múltiplos, confira alguns:
- Possibilidade de diversificação de mercado;
- Aumento da receita;
- Melhores condições de atuação;
- Diminuição dos riscos de mercado;
- Aumento da abrangência da marca.
Entretanto, é necessário cautela para que não haja prejuízos aos empreendimentos envolvidos. Representando a BlueTrade, o sócio e superintendente, Marco Túlio Schiavinato Damazo, compartilhará sua experiência sobre o assunto, dividindo com os convidados os bastidores da fusão da empresa goiana de investimento, a LHx. As fusões empresariais têm representado oportunidades para os empreendimentos contornarem crises, aumentarem suas ações, lucros e presença no mercado. A Aciub acredita que compartilhar experiências ajuda muitos empreendedores a assimilar melhor determinados assuntos, entendendo como uma ação, projeto ou campanha aconteceu de fato. Além disso, o momento também é uma oportunidade de networking e aprendizado, discutindo temas sobre tomadas de decisões, criação e aplicação de planos estratégicos e a gestão de uma fusão.
Sobre o convidado
O administrador de empresas, Marco Túlio Schiavinato Damazo, atua há 17 anos no mercado financeiro de Uberlândia e região, e é sócio/superintendente da BlueTrade Investimentos, que atualmente gerencia cerca de R$8,5 bilhões, empregando 350 profissionais e atendendo a mais de 15 mil clientes.