A Aciub participa nesta semana, no Rio de Janeiro, do #11WCC – 11ª edição do World Chambers Congress (Congresso Mundial de Câmaras), que reúne representantes de diversos países com conferências e fóruns destinados à compartilhar as melhores práticas, trocar ideias e inspirar novos pensamentos sobre as questões mais prementes para o setor em todo o mundo. Além do presidente Paulo Romes Junqueira, a Aciub também está representada pelo Núcleo de Cervejarias do Empreender, que apresenta seu projeto premiado no concurso de histórias de sucesso do Programa AL-Invest 5.0 “Transformando Vidas”, em participação no estande Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo de Santa Cruz (Cainco).
Este Congresso acontece a cada dois anos em uma região diferente do mundo, sendo que é a primeira vez que o Brasil recebe o evento, reunindo aproximadamente 1000 participantes de 100 países, no Windsor Convention & Expo Center, no Rio de Janeiro, de 12 a 14 de junho. ‘A criação de um futuro compartilhado’ é o tema desta edição que contou na cerimônia de abertura com a presença de Hamad Buamim, presidente da ICC World Chambers Federation (Paris) e CEO da Dubai Chamber of Commerce and Industry (United Arab Emirates); John W.H. Denton AO, secretário geral da Internacional Chamber of Commerce (Paris); e George Pinheiro, presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasi (CACB).
O congresso traz ao Brasil experiências executadas em todo o mundo, com o objetivo de inspirar os participantes a transformar o futuro dos negócios. O presidente da Aciub, Paulo Romes Junqueira, destacou a importância do evento. “Para nós da Aciub, é de grande importância participar deste que é o maior encontro internacional para câmaras de comércio e seus membros, reunindo lideranças e apresentando inovações, como a nossa ação desenvolvida por meio do Núcleo de Cervejarias do Empreender na Aciub. Além de mostrar resultados de nossas iniciativas, estamos tendo a oportunidade de participar de fóruns e discussões que muito engradecerão a entidade, e fortalecerão a nossa marca e atividades. Parabéns a todos organizadores deste importante evento”, afirmou.
Projeto premiado no Empreender da Aciub
A Aciub levou para este Congresso o projeto “Núcleo de Cervejarias – Inovação, regulação e melhoria dos processos de fabricação de cervejas artesanais”, desenvolvido no Programa Empreender da Aciub e que foi apresentado no concurso do Programa AL-Invest 5.0 “Transformando Vidas” pela Cainco, vencendo na categoria Internacionalização, melhoria da produtividade e Inovação nas MPE’s. O case está sendo apresentado no stand da Cainco na área de expositores, que conta com 26 organizações – 17 internacionais e 9 nacionais.
O empresário cervejeiro e integrante do núcleo, Thiago Magalhães, representa o grupo no #11WCC e conta como está a repercussão do case premiado. “Estou mostrando como nosso núcleo funciona, apresentando os resultados do prêmio e temos recebido representantes de associações de vários países, assim como empresários e o próprio governador do Rio de Janeiro, Wilson José Witzel. A repercussão está muito boa, as pessoas querem saber mais detalhes e entender de que forma as ações contribuem com os empresários. Tem sido muito produtivo esta oportunidade para troca de informações e ampliação de conhecimentos, além da aquisição de novas visões sobre negócios que poderão impactar nossa atuação. Está muito positivo”, avaliou.
A participação da Aciub conta com o apoio do AL-Invest, que é um dos programas de cooperação econômica mais bem-sucedidos da União Europeia na América Latina, cujo objetivo é apoiar o desenvolvimento empresarial na região, reduzindo a pobreza por meio do aprimoramento da produtividade das micro, pequenas e médias empresas (MPEs), promovendo o seu desenvolvimento sustentável. A CACB representa o consórcio que administra os recursos e ações do programa no Brasil. A Aciub desenvolveu, apenas em 2018, 56 projetos com o Al-Invest 5.0, o que representa 41% do total em todo país. Das 2009 empresas atendidas, 815 foram por meio das ações da Aciub.