Artigos

A importância do cuidado com os aspectos de saúde mental

Vale ressaltar, que este cuidado deve incluir e dar importância também à saúde mental do trabalhador, além da física.

Considerado o mal deste século, o estresse, como citamos anteriormente, é o grande catalisador do surgimento de doenças psicológicas. Isso acontece, pois as pessoas não conseguem lidar com a grande pressão do ambiente de trabalho e, frequentemente, levam toda essa carga negativa para sua vida pessoal.

Claro, que o aparecimento dessas doenças não acontece de uma hora para outra e nem com situações isoladas. Para que isso ocorra, certamente, o profissional já chegou em seu limite e, muitas vezes, precisa se afastar de seu ambiente de trabalho para fazer tratamentos. Muitas dessas pessoas, não conseguem voltar ao que lhe causou trauma e acabam se aposentando precocemente.

Nesta perspectiva, um ambiente de trabalho carregado de estresse e energias negativas é muito favorável ao surgimento de problemas sérios que afetam a vida pessoal e profissional da pessoa de forma drástica, como a depressão, a síndrome do pânico, ansiedade, transtorno bipolar e entre outros.

Essas doenças começam com sentimentos constantes de insatisfação, frustração, dificuldade de concentração, irritabilidade, dificuldade de socialização. Caso não sejam identificados precocemente há uma grande possibilidade de evolução para um quadro mais grave de depressão ou outro transtorno psicológico.

No Brasil, a depressão no ambiente de trabalho tem sido uma das causas de maior afastamento dos trabalhadores no ambiente de trabalho. Para se ter uma ideia da gravidade, a doença figura em segundo lugar como a que mais tira profissionais de seus cargos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Atém 2020 a expectativa é que a doença passe a figurar no topo da lista.

Ministério do Trabalho estima que cerca de 10 milhões de trabalhadores sofram com o problema no Brasil. Tendo em vista a gravidade do problema, é de extrema importância que os colaboradores tenham um amparo e acompanhamento de psicólogos e terapeutas, que são profissionais preparados para identificar sinais de início dessas doenças e, assim, seja possível manter o bem estar e saúde dos colaboradores.

Continue lendo