A saúde dos colaboradores impacta diretamente na motivação e no lucro da empresa. E no texto abaixo, você irá entender perfeitamente essa afirmação.
Muitos estudos na área de Recursos Humanos já concluíram que aqueles colaboradores que estão satisfeitos com o trabalho que desempenham e com a empresa que fazem parte são em média 10% mais produtivo em relação àqueles que não o são.
Os benefícios de manter seus colaboradores engajados são muitos. Dentre eles destacamos: a empresa ganha em imagem, fica mais preparada para a competitividade do mercado e, a vantagem mais significativa, a empresa ganha em lucros.
Para a empresa que prima pela saúde de sua equipe, a cada R$ 1,00 investido na promoção e prevenção da saúde do trabalhador, aproximadamente R$ 4,00 são gerados de retorno. Isto significa um lucro de cerca de 300% gerado com o aumento da produtividade e, principalmente, com a diminuição do número de faltas, atrasos ou trabalho em meio expediente que o trabalhador cometeria por motivo de saúde.
Nesta perspectiva, cuidar da saúde de seus colaboradores é uma forma concreta de mostrar a eles o quanto a empresa os valoriza e se importa com eles como pessoas e, não apenas como força de trabalho.
É certo que nenhum profissional se agrada em ser enxergado como uma máquina, que quando der problema será dispensada e esquecida. Por isso, cuidar da saúde dos colaboradores é uma forma das organizações dizerem a eles que deseja que eles se sintam bem e cresçam com a empresa, como profissionais e como pessoas.
Assim, estar atento à saúde de seu pessoal, além de ser um investimento que gera grande retorno, irá evitar que a empresa tenha problemas futuros, como ações trabalhistas, que irão acarretar gastos indesejados com advogados, diminuição em produtividade, custo em treinamentos e adaptação de novos colaboardores às rotinas da empresa.
O comprometimento com a saúde do trabalhador, deve buscar:
- Prevenir riscos de acidente no local de trabalho;
- Elaborar campanhas de conscientização à saúde no ambiente de trabalho;
- Diminuir o estresse causado no ambiente de trabalho;
- Atuar na prevenção do desenvolvimento de problemas relacionados à saúde mental, como depressão, Síndrome do Pânico, Transtorno Obsessivo Compulsivo e entre outros.
O empenho nessas questões irá gerar um círculo de respostas positivas dentro da empresa, sendo uma estratégia que irá fortalecer a cultura organizacional e a imagem da organização.
Imagine o quanto será positivo o seu colaborador se orgulhar em dizer: “Onde trabalho nossa saúde é sempre colocada em prioridade. Para isso, temos diversas campanhas que buscam a conscientização de valorizarmos à nossa saúde e termos hábitos de vida saudável”.
Conheça o ACIUB Saúde, preencha o formulário abaixo:
{{CODEformSaude}}