A Aciub aparece como um dos três cases de sucesso de 2018, divulgados na página do AL-Invest 5.0, no site da CACB – Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil. O reconhecimento se deu devido à ações da Aciub voltadas à boas práticas para o meio ambiente, como a implantação de painéis de energia solar e a gestão de resíduos por meio da reciclagem e da diminuição do uso de recipientes plásticos. Além disso, a entidade intensificou, por meio de palestras, e-letters e capacitações – a divulgação de informações sobre os temas aos seus associados.
Tais iniciativas surgiram a partir de uma missão empresarial ao estado da Baviera, na Alemanha, em que o superintendente da Aciub teve a oportunidade de conhecer as tecnologias para a geração de energia a partir de fontes renováveis. A missão aconteceu de 16 a 23 de junho e contou com visitas a diversas empresas da região e também à Feira Intersolar, que é considerada líder em tecnologia fotovoltaica. A Aciub foi representada na missão pelo superintendente Marcio Adriano Bocchio.
Um dos locais visitados durante a missão foi a vila modelo de energias renováveis em Wildpoldsried, pequena cidade da Baviera, onde foi possível conhecer, na prática, várias formas de geração de energias renováveis. A cidade iniciou, em 1997, por meio do associativismo, investimentos na produção de energias renováveis, com o desafio de alcançar a autossustentabilidade até o ano de 2020. Os resultados superaram as expectativas: em 2014, Wildpoldsried já produzia cinco vezes mais do que consumia, faturando cerca de 7 milhões de euros com a venda da energia excedente.
Já na Feira Intersolar, foi possível conhecer diversas técnicas e equipamentos, alguns ainda em fase de teste, utilizados na produção e na utilização de energia fotovoltaica. Durante o evento, também foi possível estabelecer contato com algumas empresas e associações, como por exemplo, o pesquisador Fraunhofer-Gesellschaft, da Marilam Dumke, que apresentou possibilidades de parcerias e de cooperação na transferência de tecnologia e outros modelos colaborativos, não apenas na área de energias renováveis, mas também de mobilidade urbana, Internet das Coisas (IoT), entre outras.
AL-Invest 5.0
O AL-Invest é um dos programas de cooperação econômica mais bem-sucedidos da União Europeia na América Latina, cujo objetivo é apoiar o desenvolvimento empresarial na região, reduzindo a pobreza por meio do aprimoramento da produtividade das micro, pequenas e médias empresas (MPEs), promovendo o seu desenvolvimento sustentável.
Em 2015, a Comissão Europeia lançou a quinta edição do programa, cujo foco é promover o crescimento baseado no associativismo empresarial. O consórcio de execução é formado por 11 organizações: a líder Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo de Santa Cruz, na Bolívia (Cainco), a Câmara de Comércio de Lima (Peru), a Câmara Nacional de Comércio e Serviços do Uruguai, a Associação Guatemalteca de Exportadores (AGEXPORT), a Câmara de Comércio da Costa Rica e a Câmara de Comércio e Indústria de El Salvador, Banco Interamericano de Desenvolvimento (EUA), a Câmara de Comércio de Paris (França), Eurochambres (Bélgica), a Sequa (Alemanha) e a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).
Como representante brasileira no consórcio executor, a CACB executa os projetos juntos às Associações e Federações Comerciais, investindo recursos em atividades como capacitações, consultorias e participação em rodadas de negócios e missões empresariais.
A CACB, ainda, monitora os projetos contemplados no Edital de Apoio Financeiro a Terceiros (AFT), que recebem recursos diretamente da União Europeia. As entidades brasileiras que possuem projetos AFT são o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa do Pará (Sebrae/PA), a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal).