‘Inovação e mudança: ou você muda ou dança’. Dezenas de empreendedores associados da Aciub participaram de um painel com esta temática na noite da última segunda-feira (26/08), em que foram discutidos os impactos da inovação e das tecnologias exponenciais nos setores tradicionais da indústria e do comércio de Uberlândia.
O evento, promovido pela Aciub e o Chapter da Singularity University, contou com apresentações de quatro executivos que são ex-alunos da Singularity University no Vale do Silício, nos Estados Unidos: Luiz Alberto Garcia, presidente do Conselho de Administração do Grupo Algar, Fábio Túlio Felippe, Diretor de Inovação e Alianças Estratégicas na Sankhya Jiva, Anna Paula Graboski, CEO da Landix Sistemas e embaixadora da SingularityU Chapter Uberlândia, e Silvio Passos, investidor da HBS Alumni Angels of Brasil.
O presidente da Aciub, Paulo Romes Junqueira, fez a abertura da noite agradecendo a presença das pessoas que compareceram com o objetivo de ampliar os conhecimentos sobre inovação e as mudanças cada vez mais constantes.
Na sequência, a primeira a falar foi Anna Paula Graboski, que destacou o impacto da tecnologia, mostrando situações e cenários impactados com as transformações. “Tá preparado para liderar a mudança? Está é uma função desta casa, se a gente não se unir e tiver visão de longo prazo teremos problemas. Todos serão impactados. A ideia e provocar vocês e pensarmos com o fazer a diferença”, afirmou.
‘Não basta inovar, tem que ser disruptivo’. Este foi um dos ganchos da apresentação de Fábio Túlio Felippe. Ele mostrou que é necessário surpreender e chamou a atenção para o ciclo de vida dos produtos cada vez mais reduzidos e o impacto dos novos processos nas profissões. “Dê espaço para o novo, aprenda a descontruir”, ressaltou.
A Nova Economia foi abordada por Silvio Passos, que destacou o que é esta nova economia e como participar, ressaltando entre as questões o impacto das tecnologias emergentes e dos novos negócios, além de como investir neste novo cenário.
‘Inovação mais barato, rápido e que melhora a vida das pessoas’. Esta foi uma das considerações destacadas por Luiz Alberto Garcia, em sua apresentação, que chamou a atenção sobre a importância de aproveitar as oportunidades do futuro e as novas fontes de energia. O empresário destacou que muitos negócios irão desaparecer, mas antes disso surgirão novos, cabendo a todos ficar atentos às oportunidades.
Após as quatro apresentações os convidados responderam perguntas do público e Paulo Romes Junqueira fechou o encontro deixando uma mensagem para que todos pudessem pensar: “Ao ouvir tudo isso aqui você se sente como, confortável, assustado? Traz mais conforto ou desconforto? Vai conviver bem e aprender a partir de agora a viver cada vez melhor com a inovação diária da vida? A única certeza que temos é que as coisas irão mudar e não depende de nós. Temos que interagir com o novo. Convido todos a olhar para frente. aquilo que podemos fazer para melhorar a vida das pessoas. Isso que vale a pena!” concluiu o presidente da Aciub.
Esta painel contou com o apoio do Programa AL-Invest 5.0 – que é um dos programas regionais de cooperação econômica mais importantes da Comissão Europeia, da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Empresarial (FADE).