Na última segunda-feira (25/09) a diretoria da Aciub recebeu a presidente executiva do Instituto Projeto de Vida, Raquel Garcia, na reunião semanal do grupo. Ela compartilhou dados importantes sobre o programa Pacto pela Alfabetização, que tem o apoio da Aciub, e começou a ser implementado nas escolas de Uberlândia no início de 2022, já tendo alcançado grandes resultados.
Ao final do primeiro ano de implementação, o programa já havia aumentado consideravelmente as taxas de alfabetização das crianças nos primeiros anos do ensino básico. Para Raquel, em 2023 o desafio foi expandir ainda mais o escopo do projeto, para que os bons resultados pudessem se espalhar por toda a cidade.
Em 2022, o programa impactou mais de 20 mil alunos da rede municipal de ensino. O objetivo principal da iniciativa é alfabetizar todos os estudantes até o 2º ano do ensino fundamental e recuperar a aprendizagem daqueles que ainda não alcançaram essa habilidade e que se encontram no 3º, 4º e 5º anos. Ao comparar os índices do final de 2021, com os resultados após um ano de projeto, todas as avaliações apresentaram avanços positivos na alfabetização. Confira:
- 1º ano: percentual saltou de 6% para 56%;
- 2º ano: taxas de alfabetização aumento de 14% para 73%;
- 3º ano: aumento consolidado de 28% para 80%
- Já nos 4º e 5º anos, a primeira avaliação de recuperação de aprendizado, feita em conjunto nos dois grupos, revelou que 48% dos alunos conseguiram ler e atualmente o desempenho é de 73%.
Segundo Raquel, os resultados esperados para 2023 são ainda maiores, já que o programa recebeu mais suporte e teve o reconhecimento dos profissionais da rede pública quanto à sua efetividade. Ela disse: “Mesmo aqueles professores que não quiseram aderir ao programa no ano passado, neste ano quiseram, por que eles viram os resultados, viram que estava dando certo para os colegas que aplicaram o método, então não tiveram motivo para continuar de fora”, Raquel contou.
O programa Pacto pela Alfabetização tem como objetivo melhorar os índices de alfabetização em Uberlândia, tornando a cidade referência nacional em educação básica. O programa tem apoio da Aciub, e promete aumentar significativamente a qualidade e efetividade do ensino da língua portuguesa para crianças nos primeiros anos escolares.