Na última edição do tradicional Almoço Empresarial, o Aciub Mulher recebeu o Deputado Federal Reginaldo Lopes (PT-MG) para esclarecer dúvidas sobre a Reforma Tributária. O evento aconteceu na quarta-feira (9/8), e reuniu empresários da indústria, comércio e serviços de Uberlândia e região, para debater e esclarecer como a reforma irá impactar em seus negócios.
O encontro contou com um talk show em que o deputado Reginaldo Lopes, que é líder dos trabalhos sobre a Reforma na Câmara, evidenciou os principais pontos da proposta e respondeu às perguntas feitas pelos representantes do setor produtivo que formaram a mesa principal. Os convidados foram o presidente da Aciub, Fábio Túlio Felippe; os ex-presidentes, Fábio Pergher e Rogério Nery; a Presidente do Aciub Mulher Rosiris Cerizze; a diretora Marcela Guimarães; e o CEO da Companhia Mineira de Açúcar e Álcool, Carlos Eduardo Turchetto.
O presidente da Aciub, Fábio Túlio e a presidente do Aciub Mulher, Rosiris Cerizze, deram início ao talk show agradecendo a presença de todos e a disponibilidade do Deputado em explicar um assunto tão importante e que vem gerando muitas dúvidas. Rosiris explicou um pouco qual o intuito do almoço, que já se consolidou como um dos eventos mais tradicionais do Aciub Mulher. “O objetivo deste almoço, além de estimular o networking entre os empresários, é formar parcerias e alianças estratégicas”.
Logo após, o Deputado Reginaldo Lopes fez um resumo da nova proposta da Reforma Tributária, e reforçou que ela não irá onerar excessivamente um setor da economia em detrimento de outros. “Há muito tempo a sociedade sonha com um sistema mais simples e que possa dar aos setores econômicos mais eficiência produtiva. Que permita à nossa economia ser mais competitiva, seja no mercado interno ou externo. Então essa reforma não é uma reforma de governo, é uma reforma do estado brasileiro, uma reforma estruturante, não ideológica”, ele afirmou.
Talk show abordou o impacto da Reforma na competitividade das empresas
Durante o bate-papo, os membros da mesa puderam fazer pontuações e perguntas, que eram respondidas pelo deputado, para enriquecer a discussão. O presidente Fábio Túlio questionou o deputado em relação à competitividade das empresas no mercado. “Quando a gente fala de competitividade, algo que toda a sociedade e os empreendedores enfrentam, têm uma pressão enorme de melhorar a competitividade com tecnologia a cada dia. Por isso o medo de um projeto de lei que pode aumentar os tributos. Como podemos não ficar reféns de um governo, com uma carga tributária que não ajuda a ganhar competitividade e incha a máquina?”, questionou.
O deputado explicou que a intenção da reforma é acabar com o “manicômio tributário”, como ele chama a confusa forma atual de tributação brasileira. Ele complementa que é de interesse geral do estado e da população brasileira que os produtos aqui produzidos sejam fortes competidores de mercado, dentro e fora do Brasil. Portanto, a intenção da reforma é garantir essa competitividade, e exemplificou: “Uma montadora de automóveis que atualmente produz 200 carros por mês pode passar a produzir 400 carros. O preço deles no mercado nacional pode cair em 12%, e no internacional em até 20%. Imagine a competitividade que essa empresa ganha”, afirmou.
Após o talk show, um almoço especial repleto de networking, boas trocas e um momento de descontração encerraram o encontro.