Na última terça-feira (05), empreendedores de diferentes setores e líderes de Associações Comerciais e Industriais de 17 cidades do Triângulo Mineiro se reuniram para participar do Circuito e-Minas, uma iniciativa da Federaminas, que aconteceu na sede da Aciub. O encontro também contou com a presença do presidente da Aciub, Paulo Romes Junqueira, do presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues, de Felipe Attiê, subsecretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, e do subsecretário de Desenvolvimento Regional, Douglas Cabido.
Paulo Romes realizou a abertura do evento agradecendo a participação de todos e passando a palavra ao presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues. A autoridade ressaltou a importância do encontro e falou sobre os desafios dos executivos de estarem à frente de associações em momentos adversos, como a pandemia. “Se estamos liderando as associações comerciais, como presidentes, diretores ou executivos, em um dos momentos mais difíceis da história, é porque temos algo a oferecer”, pontuou.
O painel que marcou a manhã do evento abordou o desenvolvimento de Minas, e contou com a participação de Douglas Cabido, Subsecretário de Desenvolvimento Regional; Thiago Magalhães Tavares, superintendente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais; e de Carlos Augusto Romualdo, gerente de comunicação social e institucional do Invest Minas.
O grupo discutiu o desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais, as dificuldades enfrentadas pelo Estado e também pelo país, e as possíveis ações que podem ser adotadas para contribuir com o crescimento de Minas. Na oportunidade, Douglas Cabido compartilhou questões que afetam a economia do país, e consequentemente de Minas e outros estados. “O país tomou algumas decisões que infelizmente colocam o nosso desenvolvimento econômico enfraquecido frente a alguns desafios globais. Quando falamos do ‘custo Brasil’, temos três grandes pontos que impactam diretamente nossa produtividade, competitividade, e consequentemente a geração de emprego e renda e bem-estar da população: infraestrutura, custos regulatórios e custos trabalhistas”, explicou ele
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Ituiutaba e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Mário Jacob Júnior, destacou a importância do encontro e dos debates para a região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. “A região é um ‘X’ do Brasil, um entroncamento logístico com grande potencial, e é a hora de falarmos sobre o setor produtivo. Vivemos um ano importante de decisões e o brasileiro precisa ter sabedoria nestes momentos, colocando como pauta as oportunidades que o Brasil tem em num novo cenário mundial, em que a questão das cadeias produtivas está sendo revista e é uma oportunidade de atrairmos investimentos para o Brasil, para Minas Gerais e especificamente para o Triângulo Mineiro”, pontuou ele.
Quem também esteve presente foi o presidente da Associação Comercial e Industrial de Patrocínio, Carlos Alberto Apolinário, que também comentou sobre a necessidade de se realizar iniciativas como o Circuito para empreendedores e associações de toda a região. “A união faz a força, então quanto mais nós nos unirmos e atuarmos juntos, mais iremos alcançar conquistas importantes. Esse evento da Federaminas é extremamente importante, porque as associações comerciais fazem parte de toda essa parte política, e elas precisam ter essa atuação. Além disso, estando aqui, trocamos informações e cases de sucesso”, reforçou.
Ainda sobre desenvolvimento: subsecretário Felipe Attiê fala sobre Compete Minas
Fechando a programação da manhã, o subsecretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Felipe Attiê, compartilhou como o programa Compete Minas, iniciativa em parceria com a Fapemig que busca melhorar o nível de inovação das nossas empresas, surgiu. “Nós percebemos que há uma grande dificuldade da indústria e todos os setores em promover a inovação. O Brasil é um país que tem uma grande quantidade de pesquisas básicas, mas esse conhecimento não se torna um produto inovador”, explicou.
O Compete Minas está com o edital aberto para inscrições de empreendedores até o dia 08 de agosto, e pode ser conferido no link fapemig.br. Para entender melhor como funciona o projeto, clique aqui.
Programação da tarde abordou a importância das Associações Comerciais e Industriais
Na tarde da terça, o Circuito promoveu um encontro de líderes e gestores para discutir a importância da liderança associativista para o desenvolvimento, que contou com a participação especial de representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Além disso, os participantes também puderam conhecer as novidades em relação à benefícios para as Associações Comerciais gerarem rentabilidade e sustentabilidade e entregarem aos seus associados um serviço de valor.