De acordo com uma pesquisa recente realizada pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups), Uberlândia somou 104 startups em atividade no ano de 2019. Com isso, a atenção de mercado se volta para a cidade, que se consolidou como a quarta localidade do Sudeste com o maior número de empreendimentos emergentes.
O mapeamento produzido indica também as características das startups da região, que em sua maioria (89%) são pequenos empreendimentos e empregam até 10 funcionários. As demais empresas, que totalizam 11%, possuem entre 11 e 1000 empregados. Dos empreendimentos identificados, grande parte se encontra em duas fases, sendo a de tração (39%) e a de operação (39%), nas quais as empresas possuem maior estabilidade financeira. Além destes dois momentos que representam etapas mais avançadas, o mapeamento também identificou startups nas fases de ideação (13%) e de scale-up (9%), que representam etapas iniciais do desenvolvimento de uma empresa.
A alta concentração deste tipo de empreendimento na cidade acompanha também o grande número de atividades e ações nas áreas de tecnologia e inovação que aconteceram na região nos últimos anos, criando um forte e promissor ecossistema de startups. O mapeamento da ABStartups mostra a importância e presença de eventos, destacando inclusive atividades desenvolvidas pela Aciub, como o Aciub Jovem e o Programa Empreender, além de grupos, programas de incentivo, mentoria e também o apoio e relação com as grandes corporações de Uberlândia.
Uberhub
Além do significativo número de startups ativas, Uberlândia recebeu destaque da ABStartups por contar com a UberHub, apontada pela pesquisa entre as três melhores comunidades de startups do sudeste em 2019, à frente de capitais como São Paulo e Rio de Janeiro. A comunidade é constituída por iniciativas, grupos e pessoas engajadas em startups. Um dos fatores de destaque nacional para a UberHub foi sua indicação como finalista no Startup Awards como comunidade do ano de 2019.
Polo tecnológico
Os investimentos feitos no sentido de impulsionar o crescimento do setor na região também colaboraram para a conquista do quarto lugar. O mais recente anúncio é a implantação do Polo Tecnológico Sul, no bairro Gávea, que impacta de forma positiva o presente da cidade e chama atenção nacionalmente para o futuro de Uberlândia. O empreendimento tem o objetivo de incentivar novos negócios, gerar empregos e permitir uma maior interação do Ecossistema de Inovação da cidade. O Polo Tecnológico contará com mais de 152.845 m², composto por 30 lotes destinados a empresas de base tecnológica e dois lotes para edificações que abriguem empresas e projetos como startups.