Notícias

Uberlândia Clube apresenta projeto de revitalização durante reunião de diretoria da Aciub

O presidente do Uberlândia Clube, Dr. Fernando Moraes, participou da reunião de diretoria da Aciub realizada ontem (24) e apresentou o projeto de revitalização da sede social, um dos patrimônios históricos e culturais mais importantes da cidade. A iniciativa, que busca fazer um resgate cultural, valorizar a memória e reinventar um espaço que sempre foi parte da identidade da cidade, foi detalhada aos diretores com o objetivo de fortalecer o diálogo com o setor empresarial e buscar apoio para a continuidade do projeto. 

Durante a apresentação, Dr. Fernando destacou que a revitalização do Uberlândia Clube não representa apenas a recuperação estrutural do edifício, mas a preservação de um espaço que há décadas faz parte da memória afetiva e da vida social do município. O projeto prevê modernização das instalações, revitalização arquitetônica, atualização da infraestrutura e adequações necessárias para ampliar o uso do espaço pela comunidade.

Ele também reforçou que o Uberlândia Clube está mobilizado para captar apoio institucional e parcerias que viabilizem as próximas etapas da obra. “Estamos empenhados em recuperar esse patrimônio tão relevante para a cidade, e contamos com o apoio das entidades representativas e do empresariado para avançar com o projeto”, destacou.

A diretoria da Aciub recebeu a apresentação com entusiasmo, reconhecendo a importância do Uberlândia Clube para a história de Uberlândia e para a promoção de convivência, cultura e eventos sociais. A ex-presidente da Aciub, Rosalina Vilela, que tem em seu acervo pessoal registros históricos de jornais que contam a história e efervescência das noites no Uberlândia Clube, relembrou de momentos vividos no Palácio Encantado. “Vivi a minha adolescência no Uberlândia Clube. Naquela época a gente se juntava para ir ao clube, para o que chamávamos de brincadeiras. Essa é uma obra fantástica, que já foi tombada e temos que valorizar esse espaço, levar nossos jovens para conhecer mais da história do clube e da nossa cidade”, finaliza. 

Reforma Uberlândia Clube

De portas fechadas desde 2019, no ano seguinte a diretoria do clube iniciou a reforma do espaço, que segue e já apresenta avanços. O trabalho interno é feito de forma minuciosa, já que o prédio é tombado pelo patrimônio histórico municipal por sua importância arquitetônica e social, o clube foi fundado em 1937, sendo transferido para o atual edifício, na rua Santos Dumont, em 1957, em instalações que combinam elementos modernos com art déco.

A entrada já foi reformada, o banheiro feminino reestruturado para garantir a acessibilidade. O piso de madeira também foi revitalizado, destacando os salões nobres, e muitas paredes já receberam nova pintura, como no antigo restaurante. O telhado também está na lista para restauração e vai exigir muito investimento. A parte elétrica, que estava toda comprometida, também foi recuperada. A atual diretoria segue trabalhando para reabrir as portas do tradicional Uberlândia Clube. Para isso, será necessário muito investimento, estimado em R$ 2 milhões, que vai além da contribuição dos 150 sócios.

As obras de revitalização estão avançadas e a expectativa da diretoria é que a sua reabertura aconteça no primeiro semestre de 2026, e que o Palácio Encantado volte a ser palco de encontros, memórias e celebrações das famílias uberlandenses e visitantes da cidade.

Continue lendo