Nem sempre a combinação família e negócios é tranquila. Chega um momento que é preciso pensar no futuro da empresa e algumas perguntas precisam ser respondidas. Para quem será repassado o controle da empresa? Para o mais velho? Ou o mais qualificado? Ou terão poderes iguais? Qual a meritocracia mais justa? A observância da necessidade de sucessão, deve ter início antes que sua urgência seja sentida. Todo planejamento consiste em etapas, que são monitoradas e ajustadas, conforme as mudanças de cenários que o mercado apresenta, sempre objetivando o preparo em diversos momentos do negócio.
Realidade de muitas empresas na cidade, a Aciub promove a palestra ‘Sucessão familiar e como preservar seu patrimônio’, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento e gestão de empresas familiares, auxiliando seus membros na criação de um ambiente favorável à discussão e à construção de um futuro maduro e profissionalizado. O encontro, exclusivo para associados e promovido pelo projeto Aciub Capacitações, será no dia 24 de março, às 19h, na Aciub. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail atendimento@aciub.com.br ou no telefone (34) 3239-1523.
Entre os pontos que serão abordados estarão:
- Gestão Familiar;
- Sucessão Empresarial;
- Regimes de Casamento e as implicações na empresa;
- Quando deve começar a preparação para a sucessão do negócio e como ela deve acontecer;
- As dificuldades que as gerações enfrentam no processo de sucessão do negócio e as etapas que são esquecidas;
- O que fazer quando não há na família quem possa ou queira assumir o negócio.
O convidado para ministrar a palestra é Gabriel de Andrade Ivo, economista graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC), com pós-graduação em Administração de Empresas e MBA em Finanças Corporativas e Controladoria. Gabriel já atuou como gerente geral financeiro do Senac Minas, diretor administrativo e financeiro do Sesc Minas e gerente financeiro da Fecomércio MG. Atualmente é professor das disciplinas de Mercado Financeiro, Teoria Geral do Seguro, Seguros de Pessoas e Previdência Complementar da Escola Nacional de Seguros, além de gerente da unidade de Uberlândia da Mongeral Aegon.