Programa oferece 20 vagas gratuitas para empresas de Uberlândia que desejam reduzir custos e evitar a contaminação de rios e nascentes
Micro e pequenas empresas de Uberlândia que utilizam água no processo produtivo, terão a oportunidade de diminuir o nível de poluição e, consequentemente, reduzir os custos de produção. O programa ‘Redução de Custos na Conta de Água‘ vai oferecer consultorias para ajudar as empresas a diminuírem a emissão de efluentes não domésticos. O lançamento do programa será no dia 28 de junho, na sede do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Os interessados em participar poderão se inscrever gratuitamente pelo link.
O foco do programa é ensinar práticas sustentáveis com a aplicação de serviços técnicos especializados para implementação de boas práticas de redução de efluentes – resíduos provenientes das indústrias, dos esgotos e das redes pluviais, que são lançados no meio ambiente, na forma de líquidos ou de gases. “Nosso objetivo é incentivar as empresas a otimizarem seus processos produtivos para que tenham uma produção mais limpa. As ações podem gerar uma redução de até 30% do valor da conta de água, reduzindo o custo operacional de até 10%”, explica o analista do Sebrae Minas Eduardo Ramos.
O diagnóstico será feito em cada empresa que aderir à iniciativa, com base na atividade exercida pelo comércio e os impactos dessa atividade no Programa de Recebimento e Monitoramento de Efluentes Não Domésticos no Município de Uberlândia (PREMEND, decreto municipal nº 20160, 2023).
Entre as ações sugeridas aos estabelecimentos estão: a redução do descarte de óleo, resíduos e restos de alimentos na rede de esgoto, e a limpeza correta e frequente das caixas de gordura e caixas separadoras de água e óleo. “Queremos apoiar as empresas a serem mais sustentáveis, devolvendo a água para a natureza com mais qualidade, e diminuindo a necessidade de tratamento feito pela empresa de saneamento”, afirma o analista do Sebrae Minas.
O programa ‘Redução de Custos na Conta de Água’ é fruto da parceria entre o Sebrae Minas, Dmae, Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Uberlândia, (Sindipan), Ministério Público, Fiemg e Senai.
O diretor geral do Dmae, Renato Rezende, afirma que “essa iniciativa proporciona a redução do impacto ambiental e a otimização dos custos operacionais de pequenos negócios de vários segmentos. É um esforço conjunto entre o setor público e privado em prol da sustentabilidade”.
SERVIÇO
Programa de Redução do Custo da água
Data: 28/06 (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Sede do Dmae – Av. Rondon Pacheco, 6400
Inscrições por este link
Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação
Vanessa Braga – (34) 99903 8603
vanessa@prefacio.com.br