Na última terça-feira (19/10), o Governo de Minas celebrou o aniversário de 130 anos da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa). Durante o evento, que aconteceu no auditório Juscelino Kubitschek, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, o governador Romeu Zema e os secretários de Estado lançaram a Plataforma de Educação a Distância (EaD) Semear, desenvolvida pela Seapa em parceria com a Emater-MG, Epamig e Instituto Mineiro de Agropecuária. A novidade tem o objetivo de capacitar toda a cadeia produtiva do setor agropecuário do estado, produtores rurais, empresários e agentes públicos municipais e estaduais.
Apenas no primeiro trimestre de 2021, o agronegócio mineiro apresentou um crescimento de 15,2% na receita de exportações e durante o evento o governador Romeu Zema reforçou a importância do setor para o Estado.“Em meus 30 anos rodando o estado, mais de dois milhões de quilômetros percorridos, pude ver em algumas regiões mais propícias à agricultura como as coisas aconteceram, graças ao trabalho da secretaria e de todas as instituições e pessoas envolvidas. Vi cidades pequenas multiplicarem de tamanho em pouco tempo, gerando empregos, desenvolvimento e um melhor bem-estar para a população. E fico surpreso com o potencial que ainda temos. É muito gratificante presenciar este momento tão importante, que é a celebração desses 130 anos da Seapa”, disse.
Plataforma Semear
A nova ferramenta irá disponibilizar cursos com aulas assíncronas, síncronas e em formato híbrido, mesclando encontros on-line e presenciais. A plataforma contará com diversos materiais educacionais em um formato de biblioteca e videoteca que são de acesso livre para o público em geral sem necessidade de cadastro prévio. O site já pode ser conferido no link ead.agricultura.mg.gov.br. , e conta com cartilhas, artigos, seminários, entrevistas e outras publicações, com temas que vão desde controle de pragas e doenças nas plantações e rebanhos, passando por legislações específicas de cada cultivo ou cultura, até organização de diferentes mercados e o planejamento da produção para consumo familiar, dentre outros.
A Plataforma Semear também oferecerá cursos técnicos, de inovação tecnológica e sobre políticas públicas, sendo que algumas capacitações serão gratuitas, com a possibilidade de certificação ao fim da formação, e outras terão valor de investimento para a participação.A variedade de assuntos disponibilizados é ampla e soma mais de 50 arquivos para leitura e 50 videoaulas. As inscrições para participar dos cursos serão abertas no dia 03 de novembro.